< PreviousDoce Revista Julho/Agosto 201820www.docerevista.com.brwww.docerevista.com.br20provavelmente devido à estratégia de inovação e diferenciação que temos implementado”, sustenta o executivo. Para ele, tanto o trade como os con-sumidores buscam novidades e, para atender a essa expectativa, a Peccin precisa permanentemente surpreender com propostas diferentes. “O espaço para produtos mais básicos é cada vez menor”, sentencia. Em balas mastigáveis, o foco vai para produtos de maior valor agregado, como as marcas Tribala e Frutomila, re-conhecidas por seu refinamento e dife-renciação. “Já em pirulitos somos um dos líderes na categoria, graças tam-bém a um mix amplo e completo”, ob-serva Speltri, detalhando que a empre-sa atua com diversos formatos, pesos e tipos de recheio e é essa variedade de oferta que tem gerado bons resultados.Orso, da Florestal, argumenta que ainda existem oportunidades para pro-dutos que chamam a atenção no PDV e a chave é a oferta criativa de linhas e embalagens. Entre os itens trabalhados pela marca dentro dessa perspectiva ele inclui a linha de pirulitos planos de diversos formatos; os marshmallows, com formas, embalagens e atributos diferenciados e ainda os confeitos sem açúcar. Por conta dessa abordagem múltipla, a empresa não possui apenas um mas diversos carros-chefe, a exem-plo das balas Brazilian Coffee, Balinha do Coração e Bala Canela, além dos pirulitos Flopito Coração e Picolé sob a marca Florestal. “Já com a grife Boavis-tense os destaques vão para as balas Sonhare, Banzé e para os pirulitos Pop Kiss e Pop Tattoo”, elenca Orso. Quanto à oferta que acompanha ten-dências mundiais, Speltri comenta que já podem ser conferidos no país itens com apelo de saudabilidade e funciona-lidade, que são as duas correntes mais fortes na ala de balas e candies. “Ainda encaramos como segmentos de nicho, mas definitivamente tendem a crescer e se consolidar”, diz. Outra tendência percebida em candies é a de sabores mais intensos e exóticos, acrescenta o gerente da Peccin. A empresa, por sinal, captou essa demanda quando lançou a linha Energy de confeitos com sabores que imitam bebida energética. “Fomos precursores dessa onda, com a linha Blong Energy de chicles e pirulitos e estamos agora estendendo o conceito ao filão de balas mastigáveis drage-adas recheadas, com a marca Tribala Energy”, repassa o executivo. Rosalina, da Erlan, ressalta que, apesar da guerra de preços, marcas SPELTRI, DA PECCIN ATENÇÃO AO PERFIL DOS CONSUMIDORES, AGORA MAIS SELETIVOS.FONTE: ASSOCIADOS - AUDITADOS POR UHY MOREIRA / ALICE WEB / MDIC ELABORAÇÃO: ABICABBALAS & CANDIES Produção, Consumo Aparente, Exportação e Importação em Volume (mil. ton.) www.docerevista.com.br21Julho/Agosto 2018 Doce Revista21www.docerevista.com.brcom reconhecida qualidade e tradição ainda asseguram espaço no trade para exposição com preços e margens ren-táveis exibindo linhas mais indulgen-tes. Nesse grupo, ela inclui a menta mastigável da Erlan, as balas duras recheadas de menta com chocolate e os pirulitos Napolitano e Pinta Língua, além da Toffee Bombom sabor Dark coberta com chocolate meio amargo ou a versão de chocolate branco. “Es-ses itens seguram vendas e, apesar dos eventos exógenos que enfrenta-mos no último ano, conseguimos su-perar a paradeira, mantendo o mesmo patamar de faturamento do exercício anterior”, grifa a dirigente, sem deta-lhar números. MARKETING E DISTRIBUIÇÃO Entre as ações nos planos de marke-ting e distribuição que ainda contribuem para alavancar as vendas de balas e can-dies, o gerente da Florestal sustenta que, depois de assegurar presença nos ca-nais indiretos, campanhas e promoções para catalisar as vendas são fundamen-tais para a movimentação das marcas. “O arsenal de opções passa por estímu-los promocionais, descontos pontuais, espaços extras, exposição adequada e merchandising, além de campanhas de incentivo às equipes de venda”, porme-noriza. As ações envolvendo mídias di-gitais são cada vez mais importantes e já fazem parte da rotina das empresas e das pessoas. “Ir ao encontro do consu-midor em ambientes virtuais em que ele transita está se tornando cada vez mais comum”, percebe Orso. Além de manter fanpages, as mar-cas Florestal e Boavitense atualizam o SACADA DA PECCIN SABORES MAIS INTENSOS E EXÓTICOS.Doce Revista Julho/Agosto 201822www.docerevista.com.brwww.docerevista.com.br22conteúdo através de postagens diver-sas, que mesclam produtos e ações, comerciais e sociais. “É uma forma de oxigenar as marcas e a imagem da em-presa junto aos seguidores”, diz o exe-cutivo, observando que a utilização de influenciadores digitais também pas-sou a fazer parte do rol dessas ações. Com diversas sacadas implementadas tanto no flanco da distribuição como no marketing, a Florestal registrou cresci-mento de 11% no faturamento do últi-mo ano em relação a 2016, repassa o executivo. No período dos últimos 18 meses, a empresa lançou 42 itens nas categorias de balas e pirulitos. Na Peccin, Speltri situa que as vendas de balas ficaram estáveis, en-quanto o segmento de pirulitos cravou avanço de 4% em 2017 em relação ao período anterior. Ele confirma que as ações envolvendo as mídias digitais são cada vez mais positivas e neces-sárias. “Usamos hoje nossas próprias redes sociais para criar conexão com o público e aumentar o conhecimento e envolvimento com nossas marcas”, informa. Esse trabalho, emenda, visa divulgar diferenciais, mostrar o mix e inserir as marcas no cotidiano da fai-xa de consumo (target). Marcas como Blong e Tribala já contam com altos índices de engajamento e reconheci-mento, a ponto de a empresa receber constantemente sugestões de sabores e apresentações. “Aprendemos a ouvir e valorizar essas sugestões, chegando até a lançar produtos baseados nessas propostas”, grifa Speltri. Andrea Köhler, gerente de marketing da Fini, assinala a conexão e interação entre as áreas de marketing, trade ma-rketing, merchandising e vendas para não apenas assegurar a presença nos PDVs, mas também reforçar o posicio-namento da marca ao consumidor. “O plano de marketing contribui integral-mente para fortalecer a comunicação, distribuição, posicionamento e conse-quentemente contribuir para o aumento das vendas”, grifa a executiva. Para ela ações como parcerias com outras mar-cas, eventos e presença em diferentes canais de distribuição – como parques, cinemas, franquias, e-commerce –, so-madas a campanhas de mídia, ações de relacionamento com influenciadores e imprensa, criação e geração de conteú-do são alguns exemplos de ações. Andrea sustenta que o segmento de balas e candies exibe alto potencial para divulgação nas mídias digitais, mas re-quer que as marcas estejam ao lado dos consumidores acompanhando as suas mudanças, rotinas e comportamento. “O brasileiro ama e vive a internet e, segun-do relatório da entidade We Are Social, já constitui a terceira nação no globo que passa mais tempo online”, frisa ela. Mas para aproveitar esse potencial, completa a gerente, é preciso desenvolver e ge-rar conteúdo, promover interações, fotos que valorizam e evidenciam os diferen-ciais do produto, trabalhar o relaciona-mento e proximidade ao consumidor, com linguagem típica da rede e rapidez para criar e promover as oportunidades que só o meio digital possibilita. “Temos como DNA da marca proporcionar boas surpresas ao consumidor e, no meio digital, não é diferente”, assinala a exe-cutiva. Além de contar histórias, a mar-ca gera conteúdos relevantes e únicos, produz fotografias criativas com os pro-dutos, conversa em memes e, para cada rede social, desenvolve uma linguagem diferente, completa Andrea. Recentemente, relata ela, a Fini lan-çou uma campanha institucional online com o mote “Se abriu, sorriu, é Fini”, fazendo alusão às palavras que constan-temente são reinventadas pelo público jovem, assim como os memes, gírias e emojis tendo como protagonista os próprios confeitos da marca. Utilizando cores vivas, ilustrações e uma música que dita o ritmo, o manifesto mostra as transformações dos vocabulários atu-ais. Também foram produzidos stories de situações cotidianas que podem ser melhores com a marca Fini e vídeos vei-culados em carrossel, ferramenta do Ins-tagram, em um período de dez semanas.Além de todos esses recursos, An-drea considera que ainda existe espaço em desenvolvimentos para criações que despertem a atenção dos consumidores no PDV. “O segmento de candies sem-pre teve como forte aliado o apelo visu-al, tanto do produto, quanto das emba-lagens. Esta é e continuará sendo uma tendência para os doces”, arremata. •ANDREA, DA FINI CONEXÃO ENTRE MARKETING E VENDAS PARA REFORÇAR O POSICIONAMENTO DA MARCA.Especial / BALAS & CANDIESCADERNO FORNECEDORESDoce Revista Julho/Agosto 201824www.docerevista.com.brwww.docerevista.com.br24CADERNO FORNECEDORESO mercado internacional de açúcar oscilou em agosto dentro de um intervalo de preços que variou de 10,09 cents/lb a 10,98 cents/lb. Até meados do período, as cotações apresentaram um viés baixista, prevalecendo, até então, os números de excedente global para as safras atual e próxi-ma. Nesse ambiente, a pressão de oferta continuou ocor-rendo. Mas na última semana do mês, uma alta de preços foi observada diante das expectativas de uma menor safra na Europa e no Centro-Sul do Brasil, maior região produ-tora da commodity. Mesmo diante desse movimento os fundos seguiram aumentando suas posições vendidas.O gráfico a seguir mostra o comportamento dos pre-ços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento.Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente da JOB Economia e PlanejamentoRonaldo Lima SantanaAçúcarcado, enquanto grandes grupos permanecem ofertando, porém, sem exercer pressão de venda.Após um período de estabilidade, ocorreu uma forte valorização dos preços do açúcar. O dólar valorizado in-ternamente aliado à elevação nas cotações de açúcar no cenário internacional propiciaram uma melhora na remu-neração da commodity para exportação, dando suporte para os preços. Assim, o período encerrou em um ambien-te de oferta restrita.O gráfico acima apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelos índices JOB Eco-nomia e Esalq.A JOB Economia há 24 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, tem como objetivo principal antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes e por fim, con-tribuir para que façam um bom “trading”. Dentre nossos produtos, temos o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, que busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exte-rior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda. O grau de acerto das nossas previsões de tendência de preços de curto-prazo, nesta safra 2018/19, até o final de Agosto, oscilou no intervalo de 71% (açúcar-CSul) - 90% (açúcar-NNE). Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como nosso tra-balho pode ajudá-lo na tomada de decisões.No caso do açúcar negociado no mercado doméstico – Estado de São Paulo – ao longo de agosto, os preços apresentaram recuperação e buscaram a paridade com o mercado externo. Esse movimento teve início com as chuvas que aconteceram nos primeiros dias do período, principalmente nos estados de São Paulo e Paraná. Nesse momento, muitas usinas independentes estão fora do mer-Preços OscilantesCONSULTORESCADERNO FORNECEDORESDoce Revista Julho/Agosto 201826www.docerevista.com.brwww.docerevista.com.br26Como parte do plano para forta-lecer e diversificar seu portfólio de texturizantes utilizados em alimentos e bebidas, a Cargill anuncia a construção no próximo ano de uma fábrica de pectina HM, agente versá-til, à base de frutas, com aplicações na produção de doces, sucos e bebidas lácteas. Com investimento de aproxi-madamente R$ 550 milhões, a insta-lação da planta brasileira encorpa o projeto em curso na companhia de im-plementar melhorias nas unidades de pectina da Alemanha, França e Itália, informa Laerte Moraes, diretor de ne-gócios de Amidos, Adoçantes e Textu-rizantes da Cargill na América do Sul. A localização do empreendimento, no entanto, ainda se encontra em fase de análise, repassa ele. As pectinas consistem em com-plexos de polissacarídeos estruturais presentes em vários tecidos vegetais, que fazem parte de uma variada classe de substâncias denominadas pécticas. São amplamente utilizadas no prepa-ro de geleias, doces de frutas (com-potas), itens diversos de confeitaria e sucos, principalmente devido a sua capacidade de formar géis. Também são utilizadas em alimentos como es-pessantes, texturizantes, emulsifican-tes ou estabilizantes. CRESCIMENTO ROBUSTO Segundo Moraes, o mercado de pectinas HM vem há vários anos apresentando crescimento robusto, impulsionado principalmente pelo se-tor de bebidas lácteas, bem como pela crescente demanda geral e global por insumos naturais. “A pectina HM é um importante ingrediente utilizado em produtos que atendem ambas as tendências, pois é um agente texturi-zante à base de plantas utilizado em bebidas e produtos de confeitaria”, observa ele. O potencial investimento em uma fábrica no Brasil, que conta com suprimento abundante de frutas cítricas, permitirá à Cargill fornecer o ingrediente na escala crescente que os clientes necessitam para atender a também ascendente demanda dos con-sumidores, posiciona o executivo.A unidade de pectina HM ou de alta esterificação (alto teor de meto-xilas/ATM) vai permitir à Cargill ex-pandir a produção, elevando a oferta de pectina premium para seus clientes em todo o mundo. Para Moraes, os investimentos reforçam o compromis-so da empresa com seus funcionários e com as economias da Europa e da América Latina. “Vamos assim impul-sionar nossa atuação no Brasil e seguir investindo na modernização e amplia-Poder aumentadoCargill anuncia investimento em fábrica de texturizante para atender a crescente demanda globalCARGILL UNIDADE DE AMIDOS, ADOÇANTES E TEXTURIZANTES VAI INCORPORAR FÁBRICA DE PECTINA HM.MORAES, DIRETOR DE AMIDOS, ADOÇANTES E TEXTURIZANTES DA CARGILL PLANTA BRASILEIRA VAI ABSORVER INVESTIMENTO DE R$ 550 MILHÕES.ção de nosso portfólio de negócios na região", frisa o diretor da Cargill. Ele informa que a divisão de amidos, ado-çantes e texturizantes processa milho, trigo, algas marinhas, cascas de frutas, girassol, colza (couve nabiça) e soja para fabricar um portfólio abrangen-te de ingredientes com valor agregado sob medida para as indústrias de ali-mentos e bebidas. •INSUMOS / CargillCADERNO FORNECEDORESDoce Revista Julho/Agosto 201828www.docerevista.com.brwww.docerevista.com.br28Plataforma-chave de conteúdo e negócios da indústria de ingre-dientes para alimentos e bebidas em toda a América Latina, a Food In-gredients South América (FiSA 2018) alcançou a sua 22ª edição, em agosto passado em São Paulo, consolidando--se como palco das principais inovações que vêm sendo implementadas no setor alimentício nacional. Após a apuração do Fi Innovation Awards 2018, prin-cipal premiação da indústria de ingre-dientes, a ala de confeitos ganhou o centro das atenções com a escolha da linha de balas de gelatina Fini Natural Sweets Cálcio + Vitamina D, da Fini, como vencedora da categoria de pro-duto funcional mais inovador. “Foi de-senvolvida para dietas de ingestão con-trolada de açúcares e enriquecidas com cálcio e vitamina D, além de incorporar sabor de iogurtes sortidos”, detalha Paula Prado, gerente de produto da Fini (ver à pág. 16). Segundo ela, a gulosei-ma supre 35% da necessidade diária de cálcio e vitamina D por porção de 18g e não contém adição de açúcares em sua composição.Outra novidade inseri-da entre as nove lançadas apenas neste ano pela Fini foi a linha Tubes Churros de balas de gelatina sabor churros, que abocanhou a segunda colocação na categoria de produto mais inovador. Com aroma-tizante sintético idêntico ao natural e colorida ar-tificialmente, a guloseima inova pelo formato e tamanho (20 mm de diâmetro e 22 gramas por unidade), embalagem individual e sabor que imita o doce de farinha frita, introduzindo a marca no subsegmento de sobremesas, reporta Paula.As soluções laureadas nesta edição apresentam em comum o foco nas prin-cipais tendências de alimentação e in-cluem a promessa de benefícios à saúde, a substituição parcial ou total de açú-cares, produtos com apelo mais natural e formulações mais simples com rótulo limpo, comenta Márcia Gonçalves, gerente da FiSA 2018. Ela explica que a premiação contem-plou três vencedores para cada uma das cinco cate-gorias: ‘’Ingrediente Mais Inovador’’, ‘’Ingrediente Funcional Mais Inovador’’, ‘’Produto Mais Inovador’’, ‘’Produto Funcional Mais Inovador’’ e ‘’Suplemen-to Alimentar Mais Inovador’’, classe que estreou nesta edição, agraciando a indústria farmacêutica Lapon, com o Osteotime XR, composto por cálcio, magnésio e vitaminas. “É inovador por possuir tecnologia de liberação prolon-gada XR (extended-release), garantin-do maior absorção e biodisponibilidade dos componentes da fórmula”, explica Márcia. Laboratório da inovaçãoSoluções de fornecedores da indústria de candies vencem premiação do setor de ingredientesFI INNOVATION AWARDS 2018 FOCO EM SAUDABILIDADE E SIMPLICIDADE.PAULA, DA FINI BALA DE GELATINA COM CÁLCIO É O PRODUTO FUNCIONAL MAIS INOVADOR.INSUMOS / FiSAwww.docerevista.com.br29Julho/Agosto 2018 Doce Revista29www.docerevista.com.brEntre outras sacadas levadas em conta pelo júri da premiação, a menor quantidade de ingredientes nos rótulos, traduzida pela tendência “clean label”, também contou pontos a favor dos pro-dutos concorrentes, conferindo ao con-sumidor a segurança de ter adquirido alimentos mais saudáveis, pontua a ge-rente. Por conta de correntes como essa, a indústria trabalha para continuar a fabricar produtos de excelência com menos ingredientes, investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento (P&D). “A ideia do prêmio é reconhecer quem mais direcionou esforços para atender essa demanda”, justifica Márcia. CULTURA DE INOVAÇÃOA categoria de ingrediente funcional mais inovador reuniu três fornecedores tradicionais da indústria de candies: Gelita, Vogler e Duas Rodas. O maior destaque coube à Gelita, fonte de gela-tina e colágeno para chocolates e doces funcionais, que conquistou a primeira colocação com o colágeno hidrolisado Fortibone. Trata-se de um produto re-almente inovador, pois apresenta bene-fícios únicos, alinhados com a demanda de consumidores que buscam envelhe-cimento saudável, argumenta Claudia Yamana, vice-presidente de vendas e marketing para Américas da Gelita. "Essa conquista é um reconhecimento à nossa cultura de inovação e investimen-to em estudos científicos”, assinala ela, completando que o Fortibone também abocanhou em junho último o prêmio de ingrediente do ano, na categoria en-velhecimento saudável, do NutraIngre-dients Awards 2018, premiação pro-movida pela Vitafoods Europe, maior balcão de produtos nutracêuticos da União Europeia.Segundo Cláudia, em es-tudo realizado com 180 mu-lheres que sofriam de doen-ças ósseas como osteopenia e/ou osteoporose, a ingestão de cinco gramas ao dia de Fortibone mostrou-se capaz de estimular as células a au-mentar a síntese da matriz óssea, causando considerável aumento na densidade mine-ral óssea das participantes. A atrofia e perda de densidade óssea, acrescenta ela, afetam especial-mente mulheres pós-menopausa. Mas ultimamente esses problemas têm cres-cido também entre os homens. Somente nos EUA 44 milhões de pessoas sofrem com osteoporose e osteopenia. No Bra-sil há mais de 10 milhões de pessoas nessa condição.Desenvolvida em parceria com a Chr. Hansen, a linha Fruitmax, da Vogler, en-campou o segundo lugar na categoria de ingrediente fun-cional mais inovador. Régis Inácio, gerente de marketing da distribuidora, sustenta que o diferencial maior é ofe-recer produtos minimamen-te processados, com rótulos limpos e mais saudáveis. Com Fruit-max, informa ele, as indústrias de ali-mentos e bebidas e grandes marcas têm agora como desenvolver portfólios com benefícios naturais e, ao mesmo tem-po, atender à exigência de clean label. “Aplicamos somente processos simples e físicos de lavar, cortar, amassar e fer-ver, para concentrar as cores, em frutas e vegetais, como beterraba, abóboras, cenouras, batatas roxas, uva, spirulina, açúcar caramelizado e tomates”, deta-lha Inácio.A terceira colocação foi para a Duas Rodas, supridora de aromas e ingre-dientes para alimentos e bebidas, que apresentou em primeira mão na FiSA o iSugar, base para gelados comestíveis com substituição de açúcar (total ou parcial) na proporção 1:1, que mantém aspectos sensoriais e as propriedades es-truturais de um sorvete regular (textu-ra, consistência e poder anticongelante da sacarose). Marco Paulo Pereira Hen-riques, gerente de marketing da Duas Rodas, sublinha que o ingrediente pro-porciona uma solução simples e eficaz para formulações de sorvete, garantin-do conveniência e qualidade de sabor final. A solução, relata ele, foi desen-volvida dentro do portfólio Taste Full Technologies, plataforma de ingredien-tes da Duas Rodas voltada à promoção de saudabilidade na alimentação, sem abrir mão do sabor. “O iSugar ofere-ce uma opção relevante para o merca-do de gelados comestíveis ao atender à tendência global de consumo voltada à saúde e bem-estar, em ascensão no Brasil”, grifa o gerente. A utilização do ingrediente na formulação permite aliar saúde nos gelados comestíveis sem comprometer a experiência sensorial do consumidor e, devido à simplicidade de aplicação e custo, exibe potencial de expandir significativamente a disponi-bilidade de produtos com apelo de sau-dabilidade , conclui Henriques. •MÁRCIA, DA FISA PRÊMIO RECONHECE QUEM MAIS DIRECIONA ESFORÇOS PARA ATENDER DEMANDAS DE CONSUMO SAUDÁVEL. CLÁUDIA, DA GELITA ALÉM DE INGREDIENTE FUNCIONAL MAIS INOVADOR, FORTIBONE É ELEITO INGREDIENTE DO ANO NA UE.INÁCIO, DA VOGLER PRODUTOS MINIMAMENTE PROCESSADOS, COM RÓTULOS LIMPOS E MAIS SAUDÁVEIS.HENRIQUES, DA DUAS RODAS ISUGAR É SOLUÇÃO SIMPLES E EFICAZ PARA FORMULAÇÕES DE SORVETE.Next >