< PreviousTendênciasDoce Revista Julho/Agosto 201830www.docerevista.com.brCONSUMO (DES)LIGADOEstudo da Tetra Pak dimensiona a ainda pequena venda de alimentos pela web no BrasilA compra de alimentos e bebidas em plataformas digitais passará por forte crescimento nos próximos anos, indica o estudo Tetra Pak Index, recém-saído do forno. No mundo, esse modelo movimenta atualmente US$ 44,5 bilhões, com projeção de crescimento de 17,4% até 2022. No Brasil, as vendas pela web registram US$ 75 milhões, com participação de 0,2%, comparado aos demais canais. A expectativa é que o on-line avance 6,5% no país nos próximos cinco anos, estima Alexandre Carvalho, diretor de serviços de marketing global da Tetra Pak e responsável pelo levan-tamento. Em sua 11ª edição, ele foi feito com base em pesquisas realizadas pela Tetra Pak e estudos encomendados às consultorias Euromonitor International, Frost & Sullivan, PlanetRetail e Toluna. Na entrevista a seguir, o executivo detalha mais revelações da pesquisa. DR – Quais as perspectivas de avanço do canal online para alimentos e bebidas?Carvalho – No cenário apresentado, o Brasil é classificado como um país ain-da resistente ao supermercado online. Localmente, a compra de alimentos e bebidas ainda está bastante concentrada nos canais tradicionais, com participação de 37,3%, e nos canais modernos (su-permercados, hipermercados), com fatia de 51,8%. Isso não significa que o online não irá avançar no Brasil ou que o país seja menos atraente para esse modelo de negócio. O que identificamos é a ten-dência para uma atuação omnichannel, em que varejistas atuando em lojas físi-cas irão fortalecer a sua presença no am-biente digital, ao mesmo tempo em que marcas com forte presença online irão expandir operações para lojas físicas.DR – Como fica o consumidor nesse cenário?Carvalho – Ele pode testar novas experiências e modelos de negócio. Por exemplo, uma possibilidade será a com-pra de produtos em plataformas online para posterior retirada em lojas físicas, podendo escolher a loja mais próxima ou conveniente. O modelo tem grande po-tencial especialmente diante da geração millennium, habituada a intercalar intera-ções em ambos os canais. Em outras pa-lavras, a fusão do mundo físico com o di-gital abrirá caminho para aliar praticidade e conveniência à experiência de compra. O consumidor atual está em todo lugar e os varejistas também precisarão estar.DR – Como isso será feito?Carvalho – Varejistas online têm pedi-do códigos de identificação compatíveis com as tecnologias utilizadas em seus depósitos e centros de distribuição (CDs), uma vez que isso é entendido como a chave para o sucesso no comércio ele-trônico. Os dados e a rastreabilidade de toda a cadeia os ajudam a navegar por uma logística complexa e a melhorar a sua eficiência, aproximando-os da entre-ga de pedidos em tempo real.DR – É nesse contexto que entram as embalagens inteligentes? Carvalho – Diante dos avanços do supermercado online em diferentes regiões do mundo, a Tetra Pak projeta que as embalagens terão papel cada vez mais importante em resposta às tendências que estão moldando o setor. A expansão do supermercado online representa uma grande oportunidade para as marcas. Assim, a embalagem inteligente será uma ferramenta impor-tante ao ajudar a promover uma maior transparência e eficiência na cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades de interação e comunicação com o consumidor.DR – O que é uma embalagem inteligente?Carvalho – As embalagens inte-ligentes são baseadas em códigos digitais únicos permitindo que cada produto receba um identificador pró-prio. Esses códigos podem ser lidos por dispositivos de escaneamento de dados ou por smartphones comuns, dando acesso a uma imensa quantida-de de informações e abrindo todos os tipos de possibilidades. Desde 2016, a Tetra Pak tem investido em testes e no desenvolvimento de códigos únicos para embalagens inteligentes. Na Eu-ropa, alguns dos clientes da marca já estão implementando com sucesso a inovação. O novo formato cria espaço para um canal interativo e individual de comunicação em tempo real entre as marcas e os consumidores, oferecen-do detalhes sobre o fornecimento de matérias-primas, fatos nutricionais, bem como entretenimento, promoções e informações ambientais. •CARVALHO, DA TETRA PAK VENDAS PELA INTERNET CRESCEM MENOS NO BRASIL DO QUE NO RESTO DO MUNDO.Next >