O rei da cocada
Com um investimento de R$ 600 mil, obtidos de empréstimos bancários e pessoais, surgiu a empresa Vó Nena. Em meio a startups inovadoras em ebulição na cena alimentar, ela distribui em média mais de 100 mil produtos por mês, calcula Eraldo Soglia, sócio-fundador da Vó Nena e ex-taxista na cidade de São Paulo. “Contribuímos modestamente para o aumento de 2,08% no faturamento do setor de alimentos em 2018, que gerou 13 mil postos de trabalho”, ele reporta, com base nos dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
Foi a partir da receita de cocada criada pela dona Helena, tia do idealizador do projeto Vó Nena – como ela é carinhosamente conhecida – que a marca nasceu há cerca de 3 anos e hoje está próxima de alcançar a produção de 50 toneladas de doces e faturamento de R$ 3 milhões em 2019. Com auxílio do Sebrae (Serviço de Apoio às Microempresas), Soglia fortaleceu seu lado empreendedor ao deixar de ser taxista e reuniu sete funcionários que, mais tarde, se tornaram sócios.
Sob o slogan de “A melhor cocada do mundo”, a Vó Nena produz e distribui o doce em unidades a R$1,79 cada. Com o negócio em plena ascensão, o portfólio atual inclui cestas de itens diversos com preços até R$150,00. Mas Soglia não deixa de lado a humildade e simplicidade. “A Vó Nena valoriza o empreendedorismo consciente e entende que todos podem se beneficiar enquanto trabalharem em parceria”, sublinha. Assim, a empresa investe em paralelo em projetos sociais, a exemplo do “Natal feito com carinho”, desenvolvido junto ao Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), pelo qual parte das vendas é direcionada à instituição que atua no combate ao câncer infantil.
Com histórico carregado de sentimento e lembranças, a marca Vó Nena nasceu na Bahia com a criação da receita do doce de coco artesanal da Helena. Com a vinda de Soglia para São Paulo, com apenas o segundo grau completo e passagens por empregos como office-boy e instalador de eletrônicos, o projeto Vó Nena começou a sair do papel. Atualmente com 30 funcionários e produção de mais de 100 mil itens por mês, a indústria avança no maior centro de consumo do país, a partir de parcerias como a estabelecida com a companhia do Metrô de São Paulo, através da instalação de quiosques nas estações em períodos sazonais. “Além dessa ação, contamos com loja própria e distribuidores que dão cobertura a mais de 600 pontos de venda (PDVs) na Grande São Paulo e região”, assinala Soglia.■
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.