Apesar de a indústria sempre esperar aumento na venda de ovos de Páscoa, o consumidor de diversas faixas etárias e classes sociais vem sinalizando em campanhas recentes que dá preferência e valoriza itens regulares como caixas de bombons, barras de chocolate e ovos caseiros. Foi, por exemplo, o que identificou a empresa de gerenciamento de mídias sociais Sprinklr, que acompanha mais de 20 redes sociais e analisou 157 mil postagens no ano passado. Além da insatisfação do público com os preços dos ovos de marcas conhecidas, ela captou 42.100 menções ao ovo de colher artesanal, cinco vezes mais que a variedade recheada, que também remete ao chocolate caseiro. A conclusão foi que o consumidor está mais propenso a comprar produtos caseiros ou fabricá-los. Esse é o mote da movimentação na Duas Rodas, fonte de ingredientes e chocolate para a produção artesanal. “Para a nossa divisão de chocolates, essa é a data mais importante do ano, na qual há uma concentração de 45% das vendas da categoria. Mesmo diante de outras épocas, como o inverno, que são bem interessantes para a movimentação do setor, a Páscoa ainda apresenta o maior consumo”, comenta Joseane Leone, diretora de negócios de confeitaria e chocolates do Grupo Duas Rodas. Na entrevista a seguir, a executiva comenta as tendências para a data.
DR – Qual a expectativa da divisão de chocolates para comemoração deste ano?
Joseane – Temos um grande mercado a ser explorado que são os transformadores – consumidores, donas de casa e pequenas empresas que fabricam chocolate artesanalmente. Por isso, as expectativas são as melhores possíveis. Esperamos crescer até 20% com nossa marca Selecta em relação ao mesmo período do ano passado. Para isso, investimos e ampliamos em cerca de 50% a nossa rede de distribuição. Estamos presentes em um maior número de lojas, com mais de 1.100 serviços, como cursos e aulas-show, nos quais são apresentadas as aplicações dos produtos do portfólio Selecta com foco em chocolates artesanais para a Páscoa, além de iniciativas nos pontos de venda (PDVs), como degustações, e nas mídias sociais, com o objetivo de atender a demanda crescente de empreendedores do setor.
Investimos também no lançamento de produtos diferenciados como recheios prontos para uso em ovos de colher, corantes e aromas específicos para criações em chocolates, produtos que ampliam a diversificação e aguçam a criatividade dos produtores de ovos e bombons artesanais.
DR – Qual a influência do quadro atual de retomada da economia na disposição de consumo?
Joseane – Nos últimos anos, os consumidores finais têm apreciado cada vez mais os chocolates artesanais, porque encontram neles produtos diferenciados, com maior valor agregado, além de um ótimo custo-benefício. A retomada da economia tende a trazer mais força para a categoria e uma movimentação ainda maior de mercado.
Nossa estratégia, como fabricante, é continuar investindo na Páscoa, já que é o momento de maior fomento no mercado de chocolates onde as rendas dos transformadores podem ser sensivelmente ampliadas. Campanhas promocionais, disponibilização de aulas, cursos e muito conteúdo são algumas das ações da Selecta Chocolates, contribuindo para o desenvolvimento do transformador e de seus negócios, ajudando-o a atender os anseios do consumidor final, que busca produtos de qualidade, diferenciados e com bons preços.
DR – Considera uma tendência ainda forte a substituição de marcas tradicionais pela oferta artesanal?
Joseane – A produção de chocolates artesanais aumentou nos últimos anos, reflexo do crescimento da demanda por produtos diferenciados, customizados e de alto valor agregado, que ainda trazem um ótimo custo-benefício. Por conta desses motivos, o período de Páscoa coroa, por exemplo, o sucesso da marca Selecta, cujos produtos atendem principalmente aos produtores de chocolate artesanal.
Estamos sempre atentos às necessidades do mercado e preocupados em ajudar este produtor na hora de criar um cardápio completo. Assim, contamos com um vasto portfólio, que também oferece todas as qualidades que o consumidor final tanto procura. Na Páscoa, os profissionais buscam itens que tornem seus produtos diferenciados e é preciso apresentar algo especial, seja em sabor, textura, recheios ou outras inovações, que podem ser incorporadas aos chocolates para agradar o paladar do cliente.
DR – Como vê a intensificação do “faça você mesmo”?
Joseane – A data é uma porta de entrada para novos transformadores, que enxergam no período uma ótima oportunidade de renda extra e, por fim, devido aos ganhos, acabam se profissionalizando neste tipo de produção. Sem falar nas produções artesanais ou caseiras para atender somente a própria demanda, estimuladas pela questão de custo-benefício e também pelo gosto em culinária.
Por meio de um trabalho especial que desenvolvemos com culinaristas nas redes sociais, levamos informações que ajudam os transformadores a inovar e promover novas experiências. Principalmente nessa época do ano, quando a demanda aumenta muito, conseguimos motivar ainda mais o trabalho deles, já que apresentamos muitas ideias e tendências. •