O estudo Hábitos de Consumo de Snacks – Brasil – 2019, da consultoria Mintel, mostra as inovações que consumidores da categoria buscam e onde estão as oportunidades para a indústria. De saída, a pesquisa captou que a geração millennial, de jovens com idades entre 20 a 36 anos em 2018, consumiu mais snacks doces entre julho e novembro do último ano. De acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados pertencentes a essa geração consumiram chocolates e doces durante o período, sendo que 70% deles optaram por biscoitos doces e 59% preferiram bolos e doces de padaria. Esses percentuais foram superiores aos de consumidores das gerações X (entre 34 e 53 anos) e baby boomer (acima de 54 anos).
Apesar do senso comum de que os millennials estão sempre atrás de novidades, a pesquisa da Mintel revela que esse público paradoxalmente é mais nostálgico. Segundo o estudo, 33% desses jovens mostraram interesse em snacks que trazem recordações da infância, enquanto que, entre a geração X e baby boomer, esse interesse por guloseimas que remetam à época em que eram crianças atraiu 25% e 18% da amostra, respectivamente. A nostalgia é assunto da tendência “Nunca Diga Morram” (“Never Say Die”), captada em diversos estudos da Mintel, que indica a ascensão do interesse por produtos que lembram o passado, especialmente entre os jovens.
Snacks e guloseimas que agradaram consumidores em outros tempos podem ser relançados visando o saciar a indulgência dos jovens atuais, observam analistas da Mintel. Reviver sabores típicos da infância também é uma possibilidade para atrair os millennials. De acordo com o banco de dados de novos produtos da Mintel (Global New Products Database/GNPD), situa a consultoria, as marcas OT Tango e Kisen Mayasi, da Indonésia, revivem sabores de chicles de bola e floresta negra (chocolate, chantilly e cereja) em biscoitos tipo wafer e rolinhos de chocolate recheados. Nos Estados Unidos, a Hostess Twinkies lançou um bolo com recheio sabor algodão doce, guloseima açucarada geralmente consumida por crianças. No Brasil, a grife Cacau Show desenvolveu um chocolate com sabor de pavê, e a Mabel (hoje no portfólio da PepsiCo) introduziu um biscoito doce sabor bolinho de chuva, sendo que ambas remetem a sobremesas da infância.
Além de resgatar chocolates, biscoitos e doces em geral que fizeram sucesso no passado, há também a possibilidade de relembrar campanhas publicitárias ou objetos que marcaram época, retomando a oferta de brindes populares no passado entre as crianças. Em maio de 2018, a marca Kinder Ovo, do grupo Ferrero, anunciou o relançamento da coleção de brindes Família Hipopótamos (The Happos Family) no Brasil, verdadeiro sucesso dos anos 1990.
Também no primeiro semestre de 2018, a grife de snacks Cheetos, da PepsiCo, relançou o Cheetos Tubo, salgadinho famoso nos anos 1990, mas descontinuado há tempos no Brasil. Dando um ar ainda mais vintage à reestreia do produto, a marca desenvolveu uma ação que distribuía amostras do “mais ou menos novo” salgadinho aos 100 primeiros que conseguissem enviar um fax (sim, aquele velho fax) para o Chester Cheetah, personagem do Cheetos. •