Dona das marcas Tribala, Blong, Frutomila e Trento, a Peccin crava 65 anos de atividade com muito a comemorar. Mesmo sob uma das piores crises enfrentadas pelo país, a companhia manteve o pulso e registrou crescimento de dois dígitos. Na visão do trade do setor de candies, entre os fatores que propiciaram esse resultado incluem-se o disparo frequente de lançamentos e a criatividade para inovações. Somente nos dois primeiros meses deste ano, por exemplo, a marca Trento mandou para as gôndolas a caixinha Mini Momentos, recheada de miniaturas de chocolate da marca; a variante Trento Bites, de 120g; uma bolsa de 800g com 50 unidades de Trento Mini sabor Dark e mais duas versões do chocolate – Morango e Massimo. “Foi só o começo. Vem muito mais novidades ao longo do ano”, anuncia Dirceu Pezzin, diretor presidente da companhia gaúcha. Na entrevista a seguir, o empresário conta como vem driblando a crise e abre as perspectivas para o atual exercício.
DR: Num pano rápido, como foi 2020 para a Peccin?
Não só para a Peccin, mas para as indústrias como um todo, 2020 foi um ano muito desafiador. Apesar de todas as dificuldades deste período, a Peccin fechou o ano com 13% de crescimento, graças à união, esforço e criatividade de toda a comunidade Peccin.
Nos últimos anos, a empresa vem se esforçando para imprimir maior destaque aos investimentos feitos no segmento de chocolate, sem abandonar as linhas de candies. Como analisa esse esforço?
Sabemos que os consumidores têm gostos e preferências distintas; alguns se interessam mais pela linha de chocolates, outros pela de candies. Nosso foco, portanto, é oferecer um portfólio diversificado e produtos de qualidade, chocolates e candies, de forma a satisfazer os clientes. Existe, inclusive, um equilíbrio em termos de faturamento proveniente das duas linhas.
Tem sido possível estabelecer e atingir metas?
As metas sempre são traçadas visando alcançar nosso principal objetivo, que é seguir oferecendo produtos de qualidade e cada vez mais competitivos no mercado. Nos últimos dois anos, por exemplo, a empresa investiu em um novo armazém de expedição e um de matéria prima, além de ampliar a capacidade fabril. Também tivemos a construção e reforma da área administrativa. Em relação à 2021, a Peccin prevê um crescimento que pode chegar a 30% considerando as vendas do mercado interno e externo.
Teremos várias novidades em 2021. O portfólio será acrescido de lançamentos tanto na linha de chocolates quanto na de candies. O que podemos adiantar é que serão produtos inovadores que, com certeza, irão movimentar as categorias e chamar atenção do mercado.