Nasce uma estrela

Kidsweetss ingressa na disputa de candy toys com tarja de produto nacional
Coleção de estreia da Kidsweets: licenciamento de Masha e o Urso.

Com mais de três décadas de atuação nos segmentos promocional e de brinquedos, a Promomania gerou a Kidsweets, grife nacional de candy toys, que acaba de ingressar na disputa dessa categoria que mistura diversão e sabor. Além de levar para as linhas de candies reconhecida experiência na ala de entretenimento lúdico, a marca exibe como diferencial a aposta inédita no ramo em linhas de guloseimas de maior segurança e qualidade, incorporando aos brinquedos pastilhas, balas de goma e pirulitos de fornecedores conhecidos no país. “Outro ponto alto da marca é o ingresso em paralelo no circuito de licenciamentos, trazendo à frente lançamentos com a grife russa Masha e o Urso, sucesso nas redes Boomerang e Cartoon Network”, assinala Enrico Sessarego, idealizador da Kidsweets e Promomania. Na entrevista a seguir, ele detalha as apostas no segmento de candy toys e as novidades da primeira série licenciada da marca.

DR – Como é o mercado de candy toys no Brasil?
Sessarego – Ainda pequeno considerando o seu potencial. É um segmento que hoje conta com poucos players que se apoiam 100% na importação de produtos provenientes de lotes de produções de oportunidade, made in China, oferecendo economia de escala e que tem o objetivo de atender, com os mesmos produtos, diversos países.

DR – Em quais aspectos a Kidsweets se diferencia desse figurino?
Sessarego – Nossa proposta é diferente. Ela objetiva estar mais próxima do consumidor brasileiro. Queremos, primeiro, oferecer um produto alimentício de mais credibilidade ao consumidor e, por isso, todos eles são fabricados por parceiros locais e conhecidos. Em segundo lugar, vamos associar a marca a licenciamentos mais seletivos, oferecendo produtos criativos e exclusivos, inclusive, com um melhor nível de acabamento, que é uma das falhas apontadas por consumidores. Propomos tudo isso com o orgulho de fazer, no limite da viabilidade econômica, o máximo com a produção no Brasil e na América do Sul.

Sessarego, da Kidsweets: candies com qualidade da Docile, Dori e Peccin.

DR – Como é a linha que está chegando às gôndolas?
Sessarego – Essa primeira gama de produtos foi especialmente pensada para que os pequenos brinquem e interajam com os personagens. Um exemplo é a coleção de Casinhas, que compõe seis opções licenciadas de cenários presentes em Masha e o Urso, com miniaturas dos personagens e de objetos e mais um conjunto de adesivos, para que as crianças possam montar e decorar. Outro destaque e diferencial de mercado é que as pastilhas, balas de goma e pirulitos que integram as linhas de produtos são de origem 100% brasileira, garantindo, além de sabor, todas as normas e padrões de consumo previstos na legislação. Entre os itens das atuais coleções estão o Ovo Surpresa Pequeno (coleção com oito tags de metal e pastilhas), Ovo Surpresa Médio I e II (coleções de oito dedoches ou oito miniaturas dos personagens e pastilhas), Ovo Surpresa Grande (coleção com oito opções de chaveiros miniaturas e pastilhas), Casinhas Miniaturas (coleção com seis opções de casinhas e pastilhas), Canecas (coleção com seis opções de canecas e balas de goma), Pião Maluco com Bracelete (um pião super divertido, com quatro opções de bracelete “bate-enrola” e um pirulito), Livrinhos Surpresa (coleção com oito histórias de Masha e o Urso para colorir e adesivar e pastilhas).

Além de Masha e o Urso, a Kidsweetss também lançou a coleção Gruud’s, que já é uma febre na Europa. São pequenas miniaturas com ventosas para a criançada brincar e grudar onde quiser. Na primeira série da linha, a empresa escolheu a Galáctikos, com 18 alienígenas para colecionar, que vem acompanhada de pastilhas.

DR – Como é feita a distribuição e qual a cobertura hoje?
Sessarego – Nossos canais estão em fase de estruturação nacionalmente em várias direções. Hoje estamos presentes nas maiores redes de atacado de balas no Brasil. O processo é gradativo, até por conta da situação econômica atual do país, que limita um pouco a introdução de novos produtos. Já estamos negociando com grandes players no segmento de supermercados e de brinquedos também. O reduto de e-commerce deverá ser explorado por alguns de nossos parceiros e distribuidores. Como a produção é 100% de nossa propriedade, estamos avançando em negociações promissoras também para o mercado internacional.

DR – Qual o investimento da Promomania e que operação demandou maior atenção, já que a produção de candies é terceirizada?
Sessarego – De forma resumida o investimento é gerado em quatro frentes principais: o alimento, o brinquedo, a cápsula e/ou container e a embalagem. Isso quer dizer que a bala é somente um dos componentes do custo do produto. A bala é terceirizada; e é assim mesmo que tem que ser na nossa visão estratégica. Hoje nossos parceiros no setor de alimentos são empresas que inovam e se adaptam às exigências do consumidor de forma constante. Essa não é nossa praia, e sim a deles. Além disso, nos garantem a qualidade e conhecimento da origem do produto alimentício, coisa que não acontece com o produto importado oferecido no mercado atualmente.

Antes de nossa entrada no mercado, a forma de como que está posicionado o produto não deveria se chamar de Candy Toy e sim Toy Candy. Afinal a bala é de baixa qualidade e na sua maioria é descartada pelos pais. O brinquedo e suas implicações de fabricação e importação fazem com que ele seja a parte mais complexa da operação e, com isso, a que exige, obviamente, um investimento maior.

Todos os ferramentais que contém os brinquedos (cápsulas etc.) são de nossa propriedade e de alta produção gerando um investimento muito alto.

No caso dos moldes da maioria dos nossos brinquedos estes também são exclusivos. Não podemos esquecer que todos estes ativos foram gerados em etapas anteriores que implicaram altos investimentos em tempo e dinheiro que se referem a todo desenvolvimento, entre elas o licenciamento, a criação, os desenhos 3D, protótipos, certificações etc.

O investimento foi alto até pela estratégia que adotamos na concepção da fabricação do produto. Seria certamente mais fácil importar tudo da China, mas estamos confiantes que a médio e longo prazo a opção escolhida nos trará resultados econômicos e sociais mais satisfatórios.

DR – Quais são os principais fornecedores de candies?
Sessarego – São empresas com tradição e expertise no ramo, detentoras de marcas líderes em seus segmentos, a exemplo da Docile, fornecedora de pastilhas; a Dori, que repassa sua qualidade em balas de goma e a Peccin, campeã no reduto de pirulitos. Todas reconhecidas pela excelência e qualidade dos produtos fornecidos no mercado brasileiro e internacional. Todas as linhas de pastilhas, balas de goma e pirulitos são produtos de linha de nossos parceiros e integram esta primeira fase de lançamento. Novos alimentos estão sempre sendo estudados e avaliados tecnica e economicamente. Se viáveis, certamente estaremos considerando o seu lançamento.

DR – Há planos de incorporar novos licenciamentos? E qual o preço médio das linhas no varejo?
Sessarego – Masha e o Urso é apenas a estreia da Kidsweetss, junto com a linha Gruud’s, cujo sucesso é crescente na Europa e nos mercados mais ao leste. Estamos em negociação com algumas novas licenças, mas ainda não podemos divulgar quais são. Podemos dizer que o preço unitário dos candy toys varia entre R$ 3,50 (Pião e Livrinhos) e R$ 14,90 (Casinhas).

DR – Qual a previsão de vendas para 2019?
Sessarego – Temos uma projeção de crescimento otimista para 2019. Acreditamos que o Brasil volte a crescer a partir das novas reformas que esperamos serem aprovadas. Abordar o assunto de forma percentual não seria um parâmetro correto até porque atualmente estamos iniciando nossas operações e qualquer previsão em cima das vendas atuais apontariam um número certamente com três casas decimais. Nosso objetivo agora é alargar nossa penetração nos pontos de vendas, seja no seu volume, seja pela ampliação dos segmentos de venda (lojas de brinquedo, balas, supermercados, atacadistas) e, em paralelo, ir formando e consolidando uma equipe comercial de alto nível que atenda todo o território nacional. •

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