Mudanças para ficar
Referência global em insumos e nutrição, a ADM identificou seis mudanças comportamentais emergentes que impulsionarão a inovação de produtos pela indústria alimentícia, com tendência de crescimento nos próximos meses. De acordo com a companhia, a pesquisa denominada OutsideVoice mostra, sobretudo, como a pandemia da covid-19 está impactando as atitudes, as prioridades e o comportamento do consumidor, influenciando diretamente a oferta de alimentos. “As atitudes, prioridades e comportamentos dos consumidores estão mudando significativamente”, observa Ana Ferrell, vice-presidente de marketing da ADM. E essa evolução, complementa ela, oferece oportunidades para empresas de alimentos e bebidas planejarem o futuro, desenvolvendo um conjunto de produtos pioneiros.
Dados da pesquisa ADM OutsideVoice mostram que 77% dos consumidores têm a intenção de se manterem saudáveis no futuro. Por isso, os fabricantes de alimentos e bebidas que conseguirem equilibrar os aspectos relativos à saúde e ao bem-estar conjugados com a acessibilidade a esses produtos têm maior probabilidade de conquistar esse público, assinala Ana Ferrell.
Identificadas na pesquisa, seis mudanças comportamentais criarão oportunidades para os fabricantes ganharem participação de mercado em um ambiente de negócios cada vez mais incerto.
Foco crescente na saúde intestinal e na conexão da função imunológica
Globalmente, 57% dos consumidores relatam estarem mais preocupados com sua imunidade como resultado da covid-19. Conforme se esforçam para aumentar a imunidade, tornam-se mais informados sobre o papel do microbioma humano no suporte à função imunológica e no bem-estar geral das pessoas. Produtos que contêm probióticos e pós-bióticos podem beneficiar o microbioma e já estão ganhando força no mercado.
Alimentos à base de plantas TORNAM-se mainstream
A pesquisa mostra que, nos EUA, 18% dos consumidores de proteínas alternativas compraram sua primeira proteína vegetal durante a pandemia, e quase todos (92%) relatam que, provavelmente, continuarão comprando produtos alternativos à carne. Na Alemanha, no Reino Unido e na Holanda, 80% desse público afirmam que, provavelmente, continuarão consumindo carne vegetal depois da covid-19. Saúde, segurança e conveniência são citados como os principais motivadores de compra, e os produtos que oferecem nutrição excepcional e experiência sensorial de qualidade estarão mais aptos ao sucesso.
Uma nova perspectiva sobre controle de peso e saúde metabólica
As consequências da pandemia para indivíduos com hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares estão levando as populações a olharem para o controle de peso e para a saúde metabólica sob um novo ponto de vista. O estudo ADM OutsideVoice descobriu que 51% dos consumidores estão preocupados em estar menos ativos ou terem ganhado peso durante a pandemia. Essa preocupação provavelmente aumentará a demanda por soluções funcionais que apoiem o bem-estar metabólico e o controle de peso saudável.
Equilíbrio entre autocuidado, bem-estar emocional e nutrição
As circunstâncias difíceis decorrentes da covid-19 aumentaram os sentimentos de ansiedade e estresse. A pesquisa revela que 35% dos consumidores estão preocupados com a saúde mental. As pessoas estão procurando novas maneiras de melhorar seu bem-estar mental durante esses períodos estressantes, incluindo permissão para consumir alimentos e bebidas indulgentes e reconfortantes. Mas precisam moderar esse desejo com a necessidade de controle de peso e, por isso, buscam um equilíbrio geral cuidadoso entre indulgência e boa nutrição. Alimentos e bebidas concebidos para elevar o humor, manter a energia e reduzir o estresse crescerão em popularidade nos próximos meses e anos. A ADM também projeta novas oportunidades para alimentos reconfortantes, petiscos e assados que ofereçam ingredientes ricos em nutrientes e benefícios funcionais à saúde.
Nutrição é pessoal
À medida que a pandemia aumenta a conscientização do consumidor sobre os fatores de risco para a saúde individual e a demanda por produtos que oferecem soluções de saúde e bem-estar sob medida vai decolar. Segundo a ADM OutsideVoice, 49% dos consumidores acham que cada indivíduo é único e exige uma abordagem personalizada para dieta e exercícios, enquanto 31% deles já estão comprando mais itens personalizados para saúde e nutrição. Produtos com foco na prevenção de doenças, autocuidado e bem-estar geral atrairão cada vez mais a atenção.
Uma mudança nos valores de compra
Um maior foco na saúde está levando a um aumento inesperado nos gastos do consumidor com saúde e bem-estar. De acordo com o estudo da ADM, 48% deles planejam comprar mais itens relacionados à saúde e bem-estar. Ao mesmo tempo, as preocupações manifestas em torno do declínio econômico generalizado levaram a uma mudança nos valores de compra, incluindo a crescente demanda por alimentos básicos, estimulando a redução de preços para marcas próprias e aumentando o tráfego para varejistas de baixo custo. ■
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