Menos é mais

M.Dias Branco reduz utilização de plástico em embalagens das linhas de bolinhos

Número um em massas e biscoitos no país, a M.Dias Branco opera com diretrizes de sustentabilidade que, com a modernização dos equipamentos e readequações nas dimensões e design das embalagens, atingiram redução de 3,4% no consumo total de embalagens plásticas. O percentual equivale a 457 toneladas, principalmente de estruturas flexíveis plásticas, gerando uma economia de 26% nas linhas de produção de bolinhos das marcas Richester, Treloso e Pellagio, repassa Yara Alves, líder do grupo de trabalho focado em embalagens da companhia.

Yara, da M.Dias Branco: redução foi possível graças à modernização da fábrica.

“O uso do plástico na embalagem é necessário para a proteção do produto, por isso, a sua redução precisa ser aliada à manutenção da qualidade oferecida”, observa a especialista. Os bolinhos da linha Animados Zoo, da Richester ou das marcas Treloso e Pelaggio, exemplifica ela, atingiram o maior percentual de economia de plástico por conta da modernização no processo produtivo da fábrica de Maracanaú (CE). “Eliminamos o plástico que envolvia o display do produto na linha de produção, promovendo uma mudança imperceptível aos olhos do consumidor”, detalha ela.

Mesmo com o crescimento do volume de vendas da M. Dias Branco, a empresa conseguiu operar aprimoramentos nas embalagens primárias, secundárias e/ou terciárias, de forma que a demanda não gerasse, proporcionalmente, a ampliação no uso de plástico. “Ao contrário, reduzimos anualmente essa necessidade, sem impactos à qualidade do produto”, explica Yara.

Desde 2015, completa ela, a M Dias Branco conta com mais sete grupos de trabalho voltados para práticas sustentáveis, além da equipe específica para embalagens. Eles estão focados em energia, resíduos, águas e efluentes, cultura, insumos, nutrição e saudabilidade; comunidades e investimento social; e segurança e saúde operacional. Os grupos têm como objetivo direcionar o desenvolvimento corporativo rumo à sustentabilidade, em sintonia com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), resume Yara. •

Deixe um comentário

Novos Tempos