A transposição de marcas campeãs do setor de confectionery entre categorias diferentes é até hoje tendência na Páscoa. Dessa forma, tabletes e bombons de grifes consagradas são encontradas em versões de ovos de chocolate. Agora, com a chegada da Froneri no Brasil, ícones dos segmentos de guloseimas e candies sobem às gôndolas convertidas em multipacks de picolés. Esse é o caso do chocolate Baton (da Garoto), das balas Fini (Sánchez Cano) e dos sucos Tang (Mondelez), desde julho em experimentação no trade da categoria, sem fazer muito alarde.
Em tempos de pandemia, melhor do que tomar um picolé é poder levar para casa seis picolés do sabor preferido e dividir o produto com toda família, pondera Diana Sá, head de marketing Latam da Froneri, responsável pela fabricação dos sorvetes dessas marcas vendidos no formato multipack.
Lançada em outubro de 2016, a Froneri é uma joint-venture entre a Nestlé e a britânica R&R, voltada para a fabricação de sorvetes, alimentos congelados e produtos lácteos refrigerados, reporta Diana. Com sede no Reino Unido, a empresa opera em mais de 20 países e conta com planta instalada no Rio de Janeiro, completa ela. No Brasil, a família multipack da Froneri começou com a marca Fini, a bala que virou sorvete, com o lançamento em março do picolé sabor morango azedinho nesse formato. “A caixinha com seis produtos fez sucesso e o novo ambiente varejista imposto pela pandemia do novo coronavírus motivou a companhia a disponibilizar mais opções”, relata a executiva.
Também já é possível levar para casa Baton, picolé inspirado no tradicional chocolate da Garoto, e Tang sabor limão, com gosto igual ao tradicional refresco em pó. “A estratégia é trazer inovações para categoria e, a fim de dinamizar o portfólio de itens de supermercados consumidos em casa, estamos apostando no formato multipack, que atende a uma necessidade que se intensificou com a nova realidade na qual estamos vivendo, ao passar mais tempo em casa”, frisa Diana.
Segundo ela, a aposta nessa apresentação está em linha com as atuais restrições de locais para consumo de picolés e amplia uma tendência já natural em outros países. Na Europa e nos Estados Unidos, exemplifica ela, é comum levar os produtos tradicionalmente consumidos nas ruas para dentro de casa. Os lançamentos também ressaltam a atenção da Froneri ao mercado consumidor e à tradição em inovar com diferentes formatos.
Para Andrea Köhler, gerente executiva de marketing da Fini Brasil, a novidade reforça o sucesso marca, já presente no segmento de sorvetes. A escolha do multipack no sabor Tubes Morango Azedinho foi resultado da preferência do próprio público, comprovada por meio de resultados nos pontos de venda (PDVs). “Os picolés e as balas da Fini levam diversão e alegria para as pessoas e, por isso, combinamos os conceitos de surpresa e inovação em um único produto para o público viver a experiência gelada da marca em casa”, sintetiza ela.
Atualmente, acrescenta Andrea, a Froneri é protagonista das principais inovações na categoria de sorvetes, colocando em prática sua expertise de transformar produtos de outras categorias em versões geladas. “O lançamento dos sorvetes Fini surpreendeu o mercado e dar sequência a esse movimento com um item querido dos fãs da marca, o Tubes Morango Azedinho, foi uma decisão muito fácil de ser tomada”, sublinha a gerente.
Tanto o novo multipack de Tubes Morango Azedinho quanto os sorvetes unitários são produzidos pela Froneri no Rio de Janeiro e têm distribuição nacional. A caixa com seis unidades está disponível nos principais PDVs de todo o país e e-commerce de grandes redes de supermercado, com preço médio sugerido de R$ 15,90.