Dona de marcas renomadas do mercado de snacks e guloseimas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Halls e Trident, a Mondelēz anunciou a adoção no mercado brasileiro de embalagens dotadas de QR Code.
Inicialmente o uso da tecnologia visava informar os ingredientes e valores nutricionais dos produtos.
Chatbots
Porém, conforme o projeto foi sendo discutido, novas possibilidades passaram a ser aventadas, como a inclusão de chatbots, como são chamados os programas de computador que usam inteligência artificial e simulam um ser humano na conversação com as pessoas.
Assim, os QR Codes dão acesso, via chat bots, a conteúdos como receitas, figurinhas personalizadas e informações educativas sobre nutrição e bem-estar.
A tecnologia também pode levar o usuário ao WhatsApp e aos sites e redes sociais das marcas.
Outra possibilidade é viabilizar, via inteligência artificial, o controle e gerenciamento de assistentes virtuais integrados, que identificam a necessidade do usuário, direcionando-o ao atendimento específico.
Futuramente, a ideia é oferecer, além do atual sistema de chatbot, novas customizações de bots para cada produto.
Imagem: reprodução Mondelez International