Hora de replanejar

NESTLÉ
Mudanças vieram para ficar
“Podemos comentar que a Nestlé focou seus esforços em se adaptar rapidamente aos desafios da cadeia de suprimentos e às mudanças de comportamento dos consumidores nesse período. A companhia permanece resiliente, devido ao seu portfólio diversificado de produtos e presença em todo o mundo.

Como empregador e parceiro de negócios confiável, a companhia segue cumprindo com seus compromissos. Os dados até o momento nos mostram que nossa gestão de portfólio continua no caminho certo, já que repensamos toda a nossa produção e distribuição a partir das novas demandas da população.

Observamos que produtos essenciais tiveram aumento na demanda e olhar para como o consumidor tem se comportado é fundamental para continuarmos a atendê-lo. E estar em casa é o grande tema nesse momento. As pessoas que passaram a cozinhar em casa contaram com as plataformas digitais de receitas, como foi o caso de Receitas Nestlé, atualmente a quarta maior plataforma do país. Possivelmente esta será uma tendência que também veio para ficar mais forte, enquanto bares e restaurantes lentamente retomam suas atividades.

Outro movimento que assistimos e que acreditamos que deva continuar é a busca por alimentos que aumentem a imunidade e a saúde geral das pessoas, com muito foco em nutrição e bem-estar. Vale a ressalva que desde o início da pandemia a companhia rapidamente se ajustou para atender às demandas de abastecimento da população por meio de uma força-tarefa nas áreas de produção, supply chain e vendas, inclusive deslocando pessoal de outras áreas para reforçar a operação.

Diante do novo cenário que se iniciou em março a Nestlé também atuou diariamente junto a parceiros para que as plataformas de e-commerce pudessem atender aos consumidores de forma rápida, mas acima de tudo segura. O e-commerce hoje tem representado uma fatia expressiva nas vendas da empresa. Tivemos crescimento de canais próprios e de participação em canais parceiros, inclusive com aproximação com startups que nos permitem flexibilizar e agilizar a criação de novas soluções digitais. A Nestlé no Brasil conta, ainda, com equipes e ferramentas dedicadas que permitem entender, de forma mais rápida, o novo perfil de consumidor que está surgindo com a pandemia, promovendo insights e auxiliando na adoção de ações ágeis para responder às suas necessidades.

É assim, por meio de transformação digital, flexibilização, novas formas de trabalhar e agilidade para mudar que enfrentamos esse período crítico, com aprendizados que sustentam nossas ações para que o segundo semestre desse ano seja mais um período de rápidas respostas diante das necessidades do mercado e dos consumidores”.

PEPSICO
Rapidez é fundamental
“A PepsiCo tem buscado ressignificar este momento de pandemia. E a nossa reflexão tem sido baseada em como mantemos as nossas operações, já que somos uma empresa de alimentos e bebidas, considerada essencial, ao mesmo tempo em que cuidamos das nossas pessoas e precisamos estar ainda mais próximos dos nossos clientes e consumidores.

Antes de tudo, trabalhamos para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores, seguindo os mais rigorosos protocolos de saúde e segurança em todas as nossas unidades.
No que se refere ao negócio, os novos hábitos e as necessidades dos consumidores – com crescimento do e-commerce e o aumento do tempo destinado a cozinhar em casa – conduziram a companhia a uma rápida adaptação para oferecer as melhores soluções, sem deixar faltar alimentos e bebidas nas prateleiras ou no canal mais conveniente para eles. Tivemos que adotar medidas de forma rápida para poder seguir em frente.

Com o isolamento social, observamos a volta das refeições feitas em família, com aumento do tempo destinado a cozinhar em casa. Com isso, há crescimento considerável da utilização de ingredientes para receitas, como aveia e achocolatado, entre outros. Partindo desse contexto, vemos um aumento da preferência por produtos que podem ser consumidos em família ou compartilhados. Por exemplo, em snacks e biscoitos, já há algum tempo adotamos a estratégia de disponibilizar tamanhos de pacotes de acordo com a ocasião de consumo – os menores, para comer sozinho ou para dividir com mais uma pessoa, e os maiores, para comer em família. Com isso, temos também como trabalhar diferentes faixas de preço, tornando o produto acessível.

Outro ponto interessante para o segmento de alimentos e bebidas é que a frequência de ida aos supermercados tem diminuído. As pessoas estão concentrando mais as suas compras. Então, é importante garantir o abastecimento constante das gôndolas, para que o consumidor não ‘sinta falta’ e deixe de comprar o produto quando estiver fisicamente no ponto de venda.

E, por fim, o propósito das marcas nunca esteve tanto em evidência. Os consumidores têm interesse em saber o que as marcas estão fazendo neste momento de pandemia e sobre suas ações de suporte à sociedade. Por aqui, doamos mais de 1 milhão de unidades de produtos para famílias em vulnerabilidade, apoiamos a renda de cooperados de cooperativas de reciclagem, investimos (por meio da Fundação PepsiCo em parceria com a Habitat para a Humanidade Brasil) R$ 500 mil reais para a instalação de pias em comunidades vulneráveis para que tivessem acesso à água tratada e sabão e se protegessem contra o vírus. Além disso, formamos junto a outras sete grandes empresas de alimentos e bebidas o Movimento Nós, de apoio à retomada do pequeno varejo”.

M.DIAS BRANCO
Empatia com a nova realidade
“Ao longo da pandemia, os esforços da M. Dias Branco estiveram, sobretudo, no cuidado com os colaboradores e na garantia de abastecimento. Mais do que publicidade focada em produtos, foi necessário ter empatia e sensibilidade com a nova realidade das pessoas e nosso foco foi em fortalecer nossa relação a partir de campanhas de incentivo e cuidado, como o projeto “Você Doa. A Gente Doa”, referente à doação de sangue, assinado por cinco de nossas marcas (Fortaleza, Vitarella, Piraquê, Adria e Isabela). A M.Dias Branco figura hoje entre as 100 maiores empresas doadoras do país, atingindo a 69ª posição em ranking recente publicado pela Forbes.

Os perfis das marcas tiveram uma reformulação completa em sua grade de conteúdo, trazendo, por exemplo, receitas práticas e versáteis para os consumidores fazerem em casa. Para nossas marcas com apelo mais infantil, como Treloso, brincadeiras para se fazer em casa em família, assim como lives com contadores de histórias e oficinas musicais ganharam espaço.

Tivemos uma frente bastante atuante junto aos influenciadores digitais, com a presença em lives, como a do Wesley Safadão, Luan Santana, Xandi do Aviões do Forró, Tirulipa e Whindersson Nunes, com doações expressivas, com milhares de alimentos entregues a diferentes instituições de apoio à população carente.

Com relação às vendas, as categorias de massas e biscoitos seguem bastante aquecidas, por fazerem parte da alimentação básica da população ou representarem um momento de prazer e indulgência ao longo do dia. O crescimento pode ser notado em quase todos os canais e regiões, mas vale destacar o e-commerce como um fenômeno que chegou ao mercado de alimentos com uma velocidade impressionante durante a pandemia. Estar no e-commerce foi mandatório nessa nova realidade, já que o número de novos usuários cresce a cada dia e se a experiência de compra for positiva, deve haver uma boa retenção pós-pandemia.

Como resultado, estamos mais do que triplicando o faturamento do canal neste momento e temos inúmeras frentes de trabalho para estimular as vendas e tornar os produtos mais acessíveis aos brasileiros. Podemos destacar a parceria com o aplicativo Rappi, um dos maiores players do setor. O objetivo é disponibilizar a entrega dos produtos de forma rápida e segura, com algumas categorias a preços promocionais, além de ações de cashback. A ação tem abrangência nacional e envolve produtos das marcas Piraquê, Adria e Vitarella, além de biscoitos recheados Treloso, Richester e o chocolate D-Tone.
Fechamos ainda acordos com gigantes do varejo digital, como o Magazine Luiza e a B2W no mês de junho. Assim nossos produtos podem ser encontrados também nessas plataformas. A parceria com o Rappi é mais antiga, de maneira que podemos mensurar a performance no pré e durante a pandemia. Em biscoitos, tínhamos 11% de participação nas vendas da categoria pelo Rappi antes da pandemia e, em julho, atingimos 18%, o que representa um crescimento expressivo.

Como resultado desse esforço, ao longo do segundo trimestre, a M. Dias Branco consolidou sua liderança em biscoitos, com 34,5% de participação de mercado, 1,2% superior ao primeiro trimestre. O volume total de vendas do segundo trimestre foi 19% superior ao mesmo período do ano passado.

Do ponto de vista de lançamentos, postergamos projetos em curso para o segundo semestre, fazendo os devidos ajustes, a partir das mudanças de comportamento de compra do consumidor. Percebemos a inclinação por embalagens maiores e com bom custo-benefício, que devem ganhar espaço nas cestas dos consumidores, ao mesmo tempo em que as pessoas têm buscado um agrado ou experimentado novas experiências em casa, Nesse sentido, vemos um potencial de crescimento de segmentos de maior valor agregado, como biscoitos mais indulgentes. Dentre as novidades, posso comentar a entrada de Adria na categoria de biscoitos secos doces com a linha Adria Plugados, com licenciamento de Meu Malvado Favorito, ou o lançamento do icônico Biscoito Leite Maltado, da Piraquê, agora com cobertura sabor chocolate.

Em um resumo, temos um pipeline robusto pela frente, que abrange desde perfis de opções mais democráticas e acessíveis a produtos mais premium e diferenciados”.

HARALD
Laço entre indústria e consumidor fortalecido
“Não foi só o da Harald, mas a covid-19 afetou o planejamento das empresas de forma global. Por mais processos de gerenciamento de crises e protocolos que sejam desenvolvidos, pensando em inúmeras situações de mercado, nunca iríamos imaginar passar por uma pandemia mundial, que obrigaria a um longo período de isolamento social em prol da saúde e bem-estar coletivo.

Nesse sentido, o setor de doces e chocolates como um todo começou a sentir o impacto já na Páscoa. Se pensarmos que existe um ciclo, do cacau ao consumidor final, a interrupção de uma parte da cadeia, como o fechamento de lojas, interfere no giro dos produtos nos pontos de venda (PDVs) e consequentemente na venda e estoque dos clientes, impactando o planejamento de produção da indústria como um todo. Para nós não foi diferente.

O mercado de food service, que é um dos nossos públicos prioritários, foi o que mais se abalou durante a pandemia. Os estabelecimentos tiveram que fechar, analisar a situação e se reinventar. Alguns conseguiram se adaptar ao delivery, principalmente os estabelecimentos que já tinham esta estrutura. Um exemplo de quem não sofreu um alto impacto foram as pizzarias e, neste caso, os produtos com foco nesse setor – como forneáveis, acabamentos, insumos no geral – não tiveram grandes baixas nas vendas.

Como indústria, nós também tivemos que nos adaptar. Buscando preservar o bem-estar dos colaboradores, foi adotada uma redução do turno para os funcionários da fábrica, instalado sistema de revezamento, ambientes higienizados com maior frequência, assim como a implementação de mais EPIs, com a disponibilização de máscaras, fora das áreas produtivas, e álcool gel para todos.

Se podemos tirar algo de positivo dessa pandemia é o fortalecimento do laço entre a indústria e o consumidor. A Harald, como essência, tem um cuidado humano muito próximo com os clientes. Pensando neles, implementamos em nossas plataformas a divulgação de “onde comprar”, para aproximar os distribuidores e as lojas especializadas com venda on-line das doceiras e confeiteiras. Apoiamos as transformadoras com ideias e manuais de boas práticas, vendas, negócios e adaptação de cardápio, além de intensificarmos os conteúdos digitais, com mais lives com os chefs da casa e embaixadores, com liberação de receitas exclusivas, aumentando assim a participação e aproximação com o nosso público-alvo”.

LATINEX
Momento de investir
“Estávamos organizados para um crescimento acelerado, com nova equipe e estruturação. Com a pandemia revisamos a estrutura e equipe, fazendo melhorias na produção e na capacitação do quadro de funcionários. E assim seguimos o planejamento de 2020. Inauguramos uma fábrica, três vezes maior, para continuar com o projeto de nacionalização dos produtos, e estamos ampliando a distribuição. Como resultado disso, em junho, tivemos um aumento de 60% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Percebemos que o cenário da pandemia, de consumidores com mais tempo em casa e preocupados com saúde, incentivou o consumo de alimentos com ingredientes mais saudáveis e indulgências de mais qualidade, características dos nossos snacks FIT FOOD e Frontera.

Investimos R$ 4 milhões para abrir a fábrica localizada em São José dos Pinhais (PR). A planta tem 3.200 metros quadrados e é apta a operar em três turnos. A nossa expectativa é que o volume de produção aumente 26% nos próximos sete meses. A iniciativa dá muito mais autonomia para novas criações dentro das quatro linhas da Latinex – Fit Food, Frontera, Smart e Taste&Co.

Hoje, 95% da nossa distribuição é feita diretamente da Latinex para o varejo. Temos aproximadamente 3 mil clientes ativos e estamos presentes em mais de 8 mil PDVs. Grande parte da nossa venda está concentrada em São Paulo, nos estados do Sul e Distrito Federal. Estamos iniciando a distribuição indireta com a colocação de distribuidores nas áreas Norte e Nordeste e com atacados que ajudem na distribuição numérica dos nossos produtos”.

GSA
Aposta no consumo sem culpa
“No início da pandemia de covid-19 o mercado era imprevisível. A nossa primeira ação foi desenvolver e aplicar protocolos de segurança para todos os nossos colaboradores, incluindo fábrica, setor administrativo e equipe de vendas. Além disso, a preocupação com o próximo nos sensibilizou e fomos uma das primeiras empresas a fazer doação para a campanha de Combate à Propagação do Coronavírus da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Acreditamos na expansão na linha de snacks, já que as pessoas têm buscado cada vez mais um consumo rápido e que não gere tanta ‘culpa’. Na GSA, as porções menores e que permitem um consumo rápido merecem destaque. A pandemia trouxe resultados positivos para a nossa linha de snacks Sanditos. Em relação ao mesmo período de 2019, crescemos 20% com a marca.

Estamos otimistas para 2021 e esperamos um crescimento acima do atual na nossa linha de snacks. De acordo com nossas análises, o mercado tem demonstrado que os consumidores buscarão um consumo sem culpa após o período de pandemia e a linha de snacks pode ser um caminho.

Sanditos é um produto livre de transgênicos, feito de milho, é assado e sem glúten. As opções de sabores são natural, presunto, queijo, galinha, parmesão, churrasco, requeijão, cebola e salsa e os exclusivos hambúrguer e o sabor pimenta, dedicado ao público adulto”.

AJINOMOTO
Resultados satisfatórios
“Apesar da crise, vemos alguns movimentos importantes que impactam positivamente a categoria de refrescos, como o aumento do número de idas dos consumidores ao ponto de venda (PDVS) e o maior desembolso a cada compra, com a priorização dos setores de limpeza, alimentos, higiene e bebidas.

Outra tendência importante é o aumento das refeições no lar, com consumidores buscando mais receitas e ingredientes culinários. E, nesse cenário, as marcas MID e FIT, da Ajinomoto, ganham um papel importante, pois além de bebidas para saciar a sede e refrescar, são também muito utilizados no preparo de sobremesas.

Nesse contexto de crise e pandemia, com tantas incertezas, os consumidores têm buscado marcas que são confiáveis e consolidadas, afinal agora não é o momento de arriscar. Com isso, marcas como MID e FIT se beneficiam, pois estão no mercado há um bom tempo e já construíram uma relação forte de confiança com os consumidores.

Os resultados da categoria de refrescos da Ajinomoto do Brasil foram bastante positivos, com números acima das metas estipuladas e acima dos resultados do ano anterior. Portanto, não houve a necessidade de um remanejamento de metas.

O planejamento para este ano é muito especial. Iniciamos com a comemoração de 20 anos da marca MID e um conteúdo atrativo no digital, em especial com ações voltadas para incentivar o empreendedorismo feminino, trazendo repertório de sobremesas e dicas para o público. Além disso, tanto MID quanto FIT terão o foco no PDV, em especial com promoções para ajudar o consumidor a superar este momento difícil. Também teremos novidades no portfólio, com o lançamento de mais dois sabores aprovados em pesquisa pelos fãs.

Assim como 2020, nossa expectativa para as marcas é muito positiva. O ano de 2021 já começa com a principal promoção nacional de vendas para MID e FIT, com prêmios atrativos e mecânica simples. Ainda não podemos antecipar para o trade, mas estamos preparando uma surpresa muito especial.

Outra ferramenta de extrema importância para os bons resultados de refrescos foi a ação Ajinomoto Time de Ouro, que abrangeu todas as marcas de varejo da empresa. Ela superou todos os recordes, tendo como protagonistas os atletas Rafael Silva (Baby), Verônica Hipólito e Ana Marcela Cunha. Com o encerramento em 31 de julho, a empresa colocou no ar a promoção Espalhe Mais Amor com Sazón, que alimenta a dinâmica de sortear muitos prêmios. A promoção de vendas é uma ferramenta muito positiva para os consumidores e ganha ainda maior relevância nesse momento de crise. Sendo assim, a Ajinomoto investirá ainda mais forte nessa ferramenta”.

FINI
Ampliando canais de venda
“Sempre pensando em inovação e em apoiar seus franqueados, já estava nos planos da Fini a digitalização da marca com a implantação de uma nova modalidade de vendas: o delivery.

Com o início da pandemia e o fechamento temporário dos shoppings, o novo sistema estava pronto para ser colocado em prática e, assim, passou a ser mais uma forma de auxílio para as franquias no período de distanciamento social e mais uma possibilidade de compra para os apaixonados pelos produtos da Fini.

Os pedidos podem ser realizados pelo delivery do iFood e Rappi e são efetuados diretamente na franquia mais próxima ao consumidor. O serviço entrou em ação gradativamente nos quiosques em maio e junho e, no período, apresentou aumento de 180% no tíquete médio das vendas pelas franquias. Nosso objetivo é buscar novos canais de venda e oportunidades para ampliar a atuação dos franqueados da rede. Tem sido um projeto de muito sucesso, e continuamos firmes em nosso propósito de levar boas surpresas ao público”.

SANTA HELENA
Reinvenção e remanejamento de metas
“Nesse momento, estamos vivenciando uma nova forma de nos relacionar e solidarizar com as pessoas. Para isso, tivemos que nos reinventar e remanejar nosso planejamento em 2020, inclusive na sazonalidade mais importante para a Santa Helena, que é o período de festas juninas.

Dessa forma, a empresa pensou em como levar entretenimento e, ao mesmo tempo, cuidar das pessoas em casa. Então lançou o projeto #JuntosNaJunina, que proporcionou muita diversão por meio de lives musicais, receitas no Youtube e dicas de como montar um arraial caseiro com os produtos da marca, para que as pessoas não deixassem de consumir. Além disso, direcionou esforços para atender às instituições sociais, doando toneladas de produtos.

No primeiro semestre, focamos em levar entretenimento, sem deixar de dar atenção à solidariedade. Já neste segundo semestre, estamos investindo em uma campanha em que todos ganham: o nosso consumidor final e, consequentemente, o mercado, além das famílias carentes, que mais necessitam de ajuda.

Pensando nisso, lançamos em agosto a ação #JuntosParaNutrir, que consiste em reverter parte do faturamento (de agora até o final do ano) em doações de produtos para instituições que apoiam milhares de famílias afetadas pela pandemia, para unir forças e nutrir aqueles que precisam. A Santa Helena está reformulando suas estratégias para ajudar e estar presente na vida das pessoas, sempre oferecendo o melhor do amendoim”.■

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