Gôndolas premium

Bibiana e Carolina, da Cuore di Cacao: custo na rede Festval será o mesmo das lojas de chocolate.

Desde novembro, fãs de chocolate premium do estilo bean to bar (da amêndoa de cacau à barra de chocolate) no Paraná podem encontrar a linha da chocolateria Cuore di Cacao nos supermercados da rede Festval, de Curitiba (PR). Com 11 itens, o menu inclui desde tipos tradicionais, como o ao leite com 38% de sólidos de cacau, até versões mais encorpadas com 70% de cacau, além de criações autorais, com laranja e coentro, caju e flor de sal, entre outros, elencam as irmãs Bibiana e Carolina Schneider, sócias da chocolateria inaugurada há 15 anos e com lojas no Sul e Sudeste. “O Festval é um parceiro que valoriza o pequeno produtor local e, por conta disso, o custo na rede será o mesmo das lojas”, ressaltam as empresárias.

Depois de investimento intensivo no cacau brasileiro, que resultou na elevação da qualidade do insumo produzido no país, o movimento bean to bar ganhou ainda mais força, observam as sócias. Ao contrário de alguns chocolates da indústria tradicional, que ainda incorporam aromatizantes e gordura hidrogenada, variantes como o bean to bar operam apenas com o chamado cacau fino, além de se preocupar com rastreabilidade e responsabilidade social e ambiental envolvidas no processo. “Estamos vivendo um momento áureo da produção bean to bar no Brasil. Cada chocolatier consegue personalizar o seu trabalho, além da responsabilidade com a cadeia como um todo. Há todo um cuidado no cultivo, na colheita e no pós-colheita”, assinala Bibiana. Outro ponto destacado por ela é o acesso não só à matéria-prima de qualidade, mas uma redução no custo dos equipamentos necessários para a produção, especialmente por parte dos pequenos produtores.

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