Futuro que sai do tubo

Aroma microencapsulado, produtos funcionais veganos e insumo com ferro orgânico sobem ao pódio das inovações

Plataforma-chave de conteúdo e negócios da indústria de ingredientes para alimentos e bebidas em toda a América Latina, a Food Ingredients South América (FiSA 2019), realizada em agosto passado em São Paulo, vem se consolidando como palco das principais inovações implementadas no setor alimentício nacional. Após a apuração do Fi Innovation Awards 2019, principal premiação da ala de ingredientes, o segmento de aromas para confeitos e guloseimas ganhou o centro das atenções com a escolha da linha Gran Flavor, da Duas Rodas, para o primeiro lugar na categoria de Ingrediente Mais Inovador.

Pré-selecionado entre cinco finalistas, o Gran Flavor exibe uma tecnologia exclusiva de encapsulação de aromas em pó, de impacto sensorial intenso frente a sucedâneos convencionais de microencapsulação, principalmente, na liberação de odor, detalha Fernando de Jesus, gerente de inovação da Duas Rodas. “Além de promover maior saída aromática, possibilitando melhor experiência sensorial no produto final, a tecnologia proporciona também maior fixação do aroma e melhor proteção do ativo”, completa ele, inserindo entre as possíveis aplicações gomas de mascar com efeito long lasting, balas recheadas e confeitos, entre outras. A microencapsulação é o processo de empacotamento de materiais sólidos, líquidos ou gasosos em cápsulas extremamente pequenas, as quais podem liberar o conteúdo de forma controlada e sob condições específicas.

Na última edição do evento, rememora Jesus, a Duas Rodas emplacou a terceira colocação na mesma categoria ao apresentar o iSugar, base para gelados comestíveis com substituição de açúcar (total ou parcial) na proporção 1:1. “Entre as principais características, ele mantém aspectos sensoriais e propriedades estruturais de um sorvete regular, como textura, consistência e poder anticongelante da sacarose”, assinala o especialista.

Outro destaque da premiação de 2019 foi para a Naturex, supridora de insumos naturais, que subiu ao pódio da categoria de Ingrediente Funcional Mais Inovador, com a linha Ultimine 8-10%. Trata-se de uma fonte de ferro orgânico produzido através de um processo patenteado de fermentação do koji – fungo usado na culinária oriental –, que resulta em matérias-primas de grau alimentício, incluindo minerais inorgânicos e cepas de koji (Aspergillus Oryzae). O ferro é absorvido e internalizado durante o processo de fermentação o qual, quando finalizado, passa por um processo térmico para inativação da cultura. Cada 100mg de Ultimine contém 8 a 10mg de ferro. As aplicações em alimentos abrangem um extenso leque, com destaque para confeitos, snacks e guloseimas funcionais. A Naturex faturou ainda o segundo lugar na categoria de Ingrediente Funcional Mais Inovador, com o TurmiPure Gold, extrato de cúrcuma padronizado em curcuminoides, formulado para ter, em dosagens cinco vezes mais baixas quando comparado a um extrato de cúrcuma convencional, a mesma funcionalidade, além de ser solúvel em água facilitando a aplicação em diferentes matrizes, incluindo alimentos e bebidas. Produto 100% natural e certificado orgânico, substitui anti-inflamatórios sintéticos com a mesma performance.

No mais, a Seara e a Produza Foods foram as companhias com ingredientes e produtos de pontuações mais altas em suas categorias, tornando-se vencedoras do Fi Innovation Awards 2019. A Seara foi a vencedora na categoria Produto Mais Inovador, com a linha Nature, a primeira de produtos cárneos feita apenas com ingredientes da natureza, seguindo a tendência clean label, sem conservantes e sem aditivos. E a Produza Foods venceu a categoria de Produto Funcional Mais Inovador com o Olichia, óleo composto de chia e azeite de oliva, que inova com integração de ômega-3, 6 e 9. O produto resulta em excelente relação entre esses três ômegas, associando capacidade nutricional ao gosto e aroma do azeite. •

Deixe um comentário

Novos Tempos