Frente da inovação

Plataforma continental de conteúdo e negócios da indústria de ingredientes para alimentos e bebidas em toda a América Latina, a Food Ingredients South América (FiSA 2019) alcança a sua 23ª edição, com a montagem do palco por excelência das principais inovações da ala alimentícia. Neste evento levado a cabo de 20 a 22 de agosto, em São Paulo, informações inéditas e experiências sensoriais completam a mostra, a exemplo das atrações do espaço Tasting Experience, além de intensa programação de conhecimento, reporta Márcia Gonçalves, gerente da FiSA 2019, uma realização da Informa Markets. “Dentro desse ambiente propício para negócios, os visitantes poderão literalmente provar novidades em sabores, texturas e outras sensações que são tendências na América Latina, oferecidos por empresas como DuPont e Lasenor , entre outras confirmadas, incluindo startups inovadoras como a estreante Oh My Garlic!”, detalha ela.

Márcia, da FiSA: mais de 10 mil visitantes, 450 congressistas e 750 marcas expositoras.

A previsão, repassa Márcia, é a de que o evento B2B reúna mais de 10 mil visitantes, 450 congressistas e 750 marcas expositoras. “Para esta edição, a ampla programação abrange tanto formatos já consagrados, como o Seminar Solutions, como novidades a exemplo do Industry Insight, com apresentações de 30 minutos de cases de sucesso, dados de mercado e tendências para embasar tomadas de decisão, durante e após o evento”, comenta a executiva.

Sucesso da edição anterior, a FiSA organiza mais uma vez o Summit Future of Nutrition, com foco em tendências de alimentos saudáveis, questões sobre lactose e outros alergênicos, aplicações da biotecnologia, desafios na redução do açúcar, sódio e gorduras, além de mitos e verdades sobre alimentos processados, entre outras questões em pauta na indústria. “Tudo isso foi dividido em três dias de conteúdo, obedecendo a seguinte programação: Orgânicos, Naturais & Veganos (20/8), Suplementos Alimentares (21/8) e Alimentos Funcionais & Nutracêuticos (22/8)”, repassa Márcia.

Fi INNOVATION AWARDS 2019

De novo no pódio

Fonte de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, a Duas Rodas está mais uma vez entre os finalistas do FI Innovation Awards 2019, premiação nacional da indústria de ingredientes, produtos e suplementos alimentícios, que valoriza a inovação, reconhecendo a criação de insumos benéficos à saúde do consumidor final. Escolhido entre os cinco finalistas na categoria Ingrediente Mais Inovador, o GranFlavor exibe uma tecnologia exclusiva de encapsulação de aromas em pó, de impacto sensorial frente a sucedâneos convencionais de microencapsulação, principalmente na liberação de odor, detalha Fernando de Jesus, gerente de inovação da Duas Rodas. “Além de promover maior saída aromática, possibilitando melhor experiência sensorial no produto final, a tecnologia proporciona também maior fixação do aroma e melhor proteção do ativo”, completa ele.

A premiação do Fi Innovation Awards 2019 ocorre durante a 23ª edição da FiSA – Food Ingredientes South America, programada de 20 a 22 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

A nova grade, comenta a gerente, oferece atrações já consagradas, como o Innovation Tour – realizado em parceria com a Equilibrium Latam. Trata-se de uma visita guiada que seleciona e apresenta os principais lançamentos. “Com o tema Natural & Funcional & Prático & Saboroso: Como Atender um Consumidor Holístico?, o tour é dividido em duas etapas de um modo criativo e dinâmico, sempre tendo em vista o consumidor brasileiro”, observa ela.
Já o Ingredients Network, completa, é uma ferramenta online que amplia a experiência da feira para todo o ano. Com ela, os visitantes têm a oportunidade encontrar potenciais fornecedores de forma rápida e simples, nos 365 dias do ano. O banco de dados possui mais de 3 mil ingredientes de fornecedores e prestadores de serviço, permitindo buscas por palavras-chave e requisições de produtos dos expositores. Durante o evento, os visitantes poderão utilizar a ferramenta no totem interativo Supplier Finder.
Vitrine de grandes novidades e lançamentos do setor, o New Product Zone, tradicional em outras edições da Food ingredients no mundo e patrocinado pela Mintel, vai apresentar as principais inovações dos expositores, destacando os grandes lançamentos da indústria de alimentos e bebidas. Neste ano, a FiSA também consolida a vocação de ponto de encontro da indústria de suplementos e alimentos e bebidas funcionais, com os espaços dedicados aos ingredientes nutracêuticos, naturais e orgânicos.

Produto inovador
Fonte de gelatina e colágeno para chocolates e doces funcionais, a Gelita conquistou o primeiro lugar na premiação de ingrediente funcional mais inovador na mostra do ano passado, com o colágeno hidrolisado Fortibone. Produto considerado inovador, ele exibe benefícios únicos, alinhados com a demanda de consumidores que buscam envelhecimento saudável, explica Sandra Lucchetti, coordenadora de marketing da Gelita para a América do Sul.

Sandra, da Gelita: foco no segmento de atletas e praticantes de atividade física.

Para a FiSA deste ano, acrescenta ela, a Gelita vai exibir seu portfólio de peptídeos bioativos de colágeno, eficazes para a manutenção da saúde de ligamentos, tendões, músculos e ossos. “Quem pratica esporte sabe a importância da saúde de músculos e articulações para o ápice do desempenho físico e oferecer produtos eficazes para a manutenção da força e do tônus muscular é um enorme diferencial para a indústria alimentícia”, comenta a especialista.
Pensando nesse mercado em plena expansão e em busca de tendências como saudabilidade, funcionalidade e rótulos limpos (clean label), a Gelita destaca quatro itens da linha de peptídeos bioativos de colágeno, com foco no segmento de atletas e praticantes de atividade física.

A postos em estande próprio e no espaço estreante Tasting Experience, a Dupont Nutrition & Biosciences programa a demonstração de lançamentos através de sessões de degustação de bebidas elaboradas com ingredientes inovadores, a exemplo do Danisco Vege Cultures. “Trata-se de um novo portfólio de culturas especialmente formuladas para o mercado de produtos fermentados à base de vegetais”, sintetiza Glauco R. Pinto, líder de marketing para a América do Sul da companhia. Segundo ele, essa base utiliza o conhecimento de vegetais recrutados pela indústria alimentícia, selecionando as melhores linhagens de microrganismos para otimizar o perfil de fermentação e o sabor de cada fonte vegetal. Os perfis de sabor da cultura variam de um sabor fresco, limpo e suave a um perfil mais ácido e são adequados a variadas texturas.

Bebidas vegetais: amostras elaboradas com as Danisco Vege Cultures.

A empresa também detalha a linha derivada de proteína de ervilha isolada e em formato de crispies. Esta, por sua vez, é uma solução base vegetal que segue a tendência do movimento flexitariano (que segue dieta vegetariana) e da crescente onda vegan na busca de alternativas proteicas, importantes para o desenvolvimento saudável, observa R. Pinto. “A proteína de ervilhas da DuPont demonstrou desempenho superior em atributos sensoriais e funcionalidade, sendo possível sua aplicação em diferentes tipos de produtos alimentícios, principalmente bebidas que requerem sabor neutro”, repassa.

R.Pinto, da DuPont: sessões de degustação de bebidas à base de vegetais.

Entre fontes-chave do setor de confectionery, a Indemil deu partida neste ano às atividades que utilizam processos enzimáticos na produção de hidrolisados e biotecnologia na produção de ácidos orgânicos. Como resultado desse investimento, a companhia exibe em primeira mão na FiSA 2019 suas novas linhas de maltodextrina e ácido cítrico, reporta Fábio Miyamoto, gerente de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da empresa. “Também levamos para a mostra nossos amidos modificados e naturais, a linha de xarope de glicose da marca, corantes caramelo e caramelizados derivados de milho e mandioca, com aplicação em diversas áreas como, pães e biscoitos, bolos, massas, frigoríficos, balas, chocolates, confeitos em geral, produtos lácteos, molhos, sopas e cremes”, assinala Miyamoto. ■

Deixe um comentário