Controle geral

Segundo dados do último levantamento da Nielsen (1 de jan a 9 de jun/19), o formato atacarejo (cash and carry) é o canal que registra maior avanço no país, com crescimento 6,9% em mesmas lojas e 19% no total de lojas. Novas unidades representam 11% do faturamento do canal em 2019, contribuindo com 64% do crescimento do formato. Entre as cestas mais importantes para o cash & carry, “Perecíveis frescos” (frutas, legumes, verduras, açougue, etc.) apresentaram crescimento de 28,5%, enquanto, nas mesmas lojas, o avanço atingiu 14,2%, representando cerca de um quarto do crescimento do canal.
Os dados são disponibilizados pela ferramenta Total Store para Cash&Carry, solução que permite a análise loja a loja de 100% das vendas, inclusive de categorias não monitoradas pela companhia. Ela foi disponibilizada em maio último para colaboradores do autosserviço e, desde junho, está disponível também para os atacarejos. “Somos a única empresa que mensura a performance do cash&carry no Brasil”, grifa Jonathas Rosa, gerente de atendimento ao varejo da Nielsen.

Rosa, da Nielsen: Total Store vai mensurar 100% das vendas do cash&carry.

O Total Store, acrescenta ele, veio para aprimorar esse conhecimento, permitindo, pela primeira vez no Brasil, mensurar 100% das vendas, separando o crescimento orgânico da expansão de lojas”, frisa. Segundo ele, a solução permite ao atacarejo reagir prontamente às movimentações do mercado, fazer correções de rota e programar novas ações dentro de um mesmo mês, agregando velocidade às operações.

O Total Store, completa Rosa, é uma ferramenta de análise de performance e produtividade, que permite o acompanhamento semanal de mais de 500 categorias de produtos com apenas 10 dias após o fechamento da semana, informação acessível por meio da plataforma online Connected Express.

Trata-se de uma das iniciativas da Transformação Digital da Nielsen, que tem como premissa fortalecer o seu posicionamento como a força de conexão entre varejistas e indústria, por meio da entrega de métricas baseadas em ciência, insights e informações com a maior abrangência e velocidade possível, impulsionando os negócios dos parceiros, gerando aumento de receita e lucratividade. ■

Deixe um comentário