Expansão sem dívida

Fãs de Shark Tank Brasil, exibido pelo canal Sony, ainda têm fresco na memória o triunfo da Nutfree Alimentos na terceira temporada do reality. A empresa paranaense, especializada em produtos livres de (free from), conseguiu R$ 600 mil do programa para investir na expansão de sua operação. Criada em 2015 na cozinha da casa do casal Débora Trinkaus e Renato Lima, com um investimento de R$ 1.500, a Nutfree quadruplicou sua receita em menos de quatro anos. “O investimento foi dividido entre a instalação da fábrica de Curitiba, a de uma nova unidade em Santa Catarina e também em melhorias no site, sistemas de gestão e nas linhas de produtos e equipamentos”, resume Débora.

Pensada para atender o público celíaco (intolerantes ao glúten), a empresa foi aos poucos ampliando sua base de consumidores para todos aqueles interessados em alimentação saudável. No último ano, a produção ultrapassou a faixa de190 mil unidades, entre as quais linhas que não contêm glúten, lactose (açúcar do leite), caseína (proteína do leite) e soja. Alguns itens são veganos e não contém açúcar, observa Débora. No processo produtivo de pães e bolos da marca também não são adicionadas gorduras trans ou hidrogenada. “Utilizamos apenas gordura natural de óleo de palma, que é naturalmente isenta de gordura trans”, frisa a empresária, estimando em 500 mil itens a produção total da empresa em 2019.

Ela conta que, com ingresso no formato de distribuição porta a porta (door-to-door), atualmente os produtos da Nutfree podem ser encontrados nas gôndolas de supermercados como Festval, Angeloni, Muffato e Condor, entre outros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de empórios, padarias e casas de produtos naturais. A empresa também possui um e-commerce que atende as demais regiões do Brasil.

Terceira fábrica
Com parte do aporte financeiro obtido no reality show, a empresa paranaense inaugura em fevereiro de 2019, em São José dos Pinhais (PR), a segunda fábrica para ampliar a produção da linha sem glúten, sem lactose e fitness, já em destaque nacional no segmento de alimentos saudáveis. A antiga unidade, com 150 metros quadrados, localizada no bairro do Uberaba, em Curitiba (PR), já vinha operando no limite de sua capacidade. Em área de 700 metros quadrados, a nova planta está localizado na região metropolitana de Curitiba, próximo ao Aeroporto Internacional Afonso Pena. “É mais um passo importante para atender à demanda com mais rapidez”, comenta a executiva.

Com foco nas pessoas que possuem alguma restrição alimentar, como doença celíaca ou intolerância à lactose – ou mesmo as que estão preocupadas com a saúde e a qualidade de vida –, a Nutfree percebeu a necessidade de ampliar sua produção, mais complexa que a de alimentos convencionais. Atualmente, as vendas são puxadas pela linha de pães, com giro semanal e recompra constante, observa Débora. A Nutfree, no entanto, encorpa o mix com uma linha de bolos (nos sabores chocolate, cenoura, abacaxi e fubá), cookies e itens sazonais, a exemplo de colombas de Páscoa e panetones. Para 2019, antecipa ela, os planos incluem ampliar a linha de biscoitos especiais e introduzir, já a partir de fevereiro, uma linha de pão low carb. “Precisamos atender diversos critérios para que não haja contaminação dos alimentos sem glúten e sem lactose, produzidos separadamente dos alimentos convencionais”, justifica Renato Lima.

Além da nova operação em Curitiba, a instalação de mais uma fábrica da Nutfree em Santa Catarina está prevista para março de 2019. A cidade do novo empreendimento ainda será definida, porém o estado é estratégico para a empresa paranaense por ser a região brasileira com o maior número de pessoas com algum tipo de intolerância alimentar, informa Débora. “Já temos um contrato fechado com uma grande rede de supermercados catarinense”, antecipa a executiva, sem abrir detalhes. ■

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