Além de registrar crescimento de 50% em suas vendas proporcionado pelo aumento da demanda por chocolates funcionais e veganos durante a Pandemia, a Espírito Cacau também começou a avançar em novos mercados, impulsionada pela mudança de comportamento dos consumidores que, tanto no Brasil, quanto no exterior, passaram a comprar alimentos mais naturais e saudáveis.
Esse movimento teve início em 2019, quando a Espírito Cacau começou a exportar seus chocolates 100% naturais para os países árabes. No começo, a operação tímida se resumia a algumas caixas de barras da marca capixaba. Aos poucos, os pedidos foram aumentando e o empresário Paulo Gonçalves, produtor de cacau em Linhares e fundador da empresa, realizou pesquisas e parcerias para ampliar as possibilidades de comercialização dos seus chocolates nesse mercado extremamente exigente.
O primeiro passo foi adequar suas embalagens às normas internacionais. Com a mudança, as barras da marca passaram a ter o número de derivados de cacau alterado, combinando massa e manteiga de cacau em único percentual para atender as exigências da legislação internacional. Além disso, elas ganharam ícones em destaque para especificar a quantidade de ingredientes e as possiblidades de consumo por pessoas com restrições alimentares.
Em seguida, a empresa foi buscar a certificação Halal para conquistar novos consumidores. “Existem mais de 1,8 bilhão de islâmicos ao redor do mundo e esse número deve aumentar nos próximos anos, por isso, buscamos o selo Halal. Queremos oferecer a esse público chocolates produzidos conforme seus preceitos religiosos e investir na expansão internacional da nossa marca, principalmente nos países árabes. É um mercado muito promissor que aprecia os produtos brasileiros e oferece várias possibilidades de crescimento”, explica Gonçalves.
O próximo passo foi firmar uma parceria com uma empresa sediada em Dubai para cuidar da distribuição dos produtos e marketing. Com o suporte local e relacionamento com líderes e formadores de opinião que apreciaram a qualidade e pureza dos produtos, a marca conseguiu entrar em grandes redes nos Emirados Árabes, sendo comercializada em mais de 200 pontos de venda.
Outro fator que contribuiu para a expansão da empresa capixaba foi sua participação na Gulfood 2022, uma das maiores feiras de alimentos do mundo realizada anualmente em Dubai. Este ano a empresa ampliou seu mix lançando as barras Duo Collection e sua Caixa de Bombons recheados com cremes de Avelã, Castanha do Brasil e Amendoim, que, em breve, serão exportadas para a região.
Além da participação no evento Paulo Gonçalves visitou uma série de varejistas e empresários locais o que resultou em novos negócios para a Espírito Cacau que em 2021 registrou crescimento de 40%. “Até o final do primeiro semestre entraremos em outras três o que representa mais de cem novos pontos de venda”, acrescenta o executivo.
“O mercado árabe aprecia a qualidade dos produtos brasileiros, principalmente os saudáveis e naturais como os nossos chocolates. Exibimos um aumento importante em nossas vendas levando um chocolate de origem para um mercado que busca produtos cada vez mais sofisticados e exclusivos”, finaliza Gonçalves. ■