A pandemia provocou e continua promovendo várias mudanças em diversas estruturas econômicas e sociais. Para minimizar os efeitos da Covid ou até se proteger da doença a maioria das pessoas acabou mudando seus hábitos alimentares e muitas empresas tiveram que se adaptar à essa nova demanda por alimentos mais puros, orgânicos e funcionais, capazes de reforçar o sistema imunológico.
A busca por produtos mais naturais e saudáveis está promovendo uma verdadeira revolução no mercado. Multinacionais e empresas que atuavam no setor de alimentos “convencional”, tiveram que rever seus posicionamentos.
Percebendo essa mudança, o varejo criou espaços diferenciados para expor esses produtos, o que estimulou o crescimento de empresas que já atuavam no segmento e a chegada de novas marcas com a mesma proposta.
Dados do Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2021, divulgados pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), indicam que houve aumento de 63% no consumo desse tipo de alimento em relação a 2019. Os produtos naturais de um modo geral também mostram crescimento e boa aceitação do público.
De acordo com a Organis, a cada quatro pessoas, uma acredita que produtos orgânicos têm melhor qualidade. Somente em 2020, o setor movimentou cerca de R$100 bilhões no país, ocupando o quarto lugar no ranking de faturamento mundial.
Confira a seguir algumas novidades que a empresas estão lançando para avançar e se reposicionar no mercado saudável:
Linea ingressa no mercado de funcionais
A Linea Alimentos lançou sua linha de produtos funcionais composta por Whey Protein Concentrado Zero Lactose, Whey Protein Isolado e Hidrolisado, ChocoballProtein e barras de proteína.
Reconhecida como a maior marca de alimentação saudável sem açúcar do país, a Linea ingressa no segmento funcional para ampliar seu portfólio, fortalecer a marca e apostar no mercado brasileiro de proteínas que, segundo a Euromonitor, vai movimentar mais de R$ 2 bilhões até 2025.
A Linea também lançou dois sabores de barras de proteína: cheesecake de morango e creme de avelã e, ainda, toda sua linha de barras de proteína ganhou nova embalagem para crescer neste mercado que deve atingir evolução de 21% até 2026.
Mais Pura lança farinha de pipoca
A Mais Pura entra em uma nova categoria com o lançamento da Farinha de Pipoca 100% Integral. Sem glúten e com o objetivo de deixar as receitas mais leves, essa farinha tem alto valor nutricional e deixa as receitas mais práticas e nutritivas.
A tradicional fabricante de pipocas sem conservantes também está lançando as pipocas de Banoffee Caramelo & Banana e de Cacau & Menta para incrementar seu portfólio que exibe 9 sabores.
Lowçucar amplia mix com biscoitos, misturas e chocolates
A Lowçucar, marca especializada em produtos zero açúcar e precursora no segmento de produtos com stevia no país, está ampliando seu mix trazendo para o mercado as Rosquinhas e Biscoitos Doces Lowçucar nos sabores Leite e Chocolate.
A empresa também está lançando a Calda Sabor Caramelo Lowçucar, para sobremesas, bolos e sorvetes; uma linha de barras de chocolate com as versões Ao Leite, Dark e Zero Lactose; misturas para Pudins de Leite nas versões Coco e Leite Condensado e a Mistura para Bolo sabor Churros.
Pipó faz snack de piruá
Focada em inovação e de olho em práticas sustentáveis, a Pipó, fabricante de alimentos gourmet, está lançando um Snack Sustentável feito a base de milho de pipoca reaproveitado.
Com formato triangular e crocância diferenciada, os crackers são feitos de piruá, os grãos de milho que não estouram durante a produção da pipoca. Com isso, a empresa reduz seu desperdício para 0% e oferece um produto saboroso, assado, rico em fibras nas versões queijo e tomate.
Tia Sônia exibe nova linha de suplementos naturais
A Tia Sônia, marca de produtos naturais, funcionais e orgânicos, está lançando sua linha de suplementos Ultrabar, que oferece mais energia para a atividade física. O produto chega ao mercado com sete opções divididas entre barrinhas de proteína, frutas e castanhas.
Com mais de 25 anos de mercado e com mais de 80 produtos divididos nas linhas naturais, sem glúten, sem lactose, zero açúcar e veganos, a marca também está reformulando sua tradicional linha de Granolas que será apresentada com nova roupagem e logo.
Naiak e o novo Whey Pro Beauty Chocolate Belga
A Naiak, marca brasileira especializada no desenvolvimento de produtos nutracêuticos e alimentos funcionais, lança o Whey Pro Beauty Chocolat Belga, um suplemento alimentar composto por proteínas isoladas e hidrolisadas de alta biodisponibilidade.
Enriquecido com colágeno, adoçado com stevia e feito com cacau puro, a empresa assegura que o lançamento faz bem tanto para a saúde quanto para a pele.
Biscoitos e bolachas com menos gordura e açúcar
A Ingredion, líder global em soluções de ingredientes, está ampliando seu portfólio com produtos inovadoras para a indústria alimentícia visando redução natural de açúcares e gorduras. Com a linha Precisa Bake a empresa quer atender um consumidor que busca produtos mais saudáveis, com menos açúcar, gorduras e calorias reduzidas.
A linha Precisa Bake oferece ingredientes texturizantes utilizados na elaboração de biscoitos e bolachas. Entre os principais benefícios da utilização das soluções nos produtos, estão, segundo a empresa, a otimização dos custos de formulação em 30% de redução de gordura na composição, manutenção de textura e volume, menos calorias e gorduras saturadas.
Sorvetes com mais sabores e texturas
O sorvete ocupa um lugar afetivo no cotidiano dos brasileiros e é frequentemente associado a momentos de descontração, lazer e proximidade com os amigos e familiares. Essa é apenas uma das conclusões da pesquisa que traça o perfil dos consumidores de sorvete no país, encomendada pela Duas Rodas, líder nacional na fabricação de ingredientes para sorvetes, com as marcas Selecta e Specialitá.
Realizada pela MindMiners, a pesquisa ouviu mais de mil homens e mulheres, acima de 16 anos, das classes ABC de todo o Brasil entre os meses de março e abril de 2022 e identificou que supermercados (76%) e sorveterias (73%) são os principais canais de compra. Delivery próprio de sorveterias e aplicativos de entregas ficaram por último no ranking de preferência dos consumidores com 19% e 18%, respectivamente.
O levantamento confirmou que o sabor é o item que mais impacta na decisão de compra de um sorvete, seguido pelo preço. E, mesmo com napolitano e flocos despontarem como os prediletos, seguidos pelo chocolate ao leite e creme, os brasileiros citaram que consomem regularmente uma média de 6 a 7 sabores.
Apesar de ser o principal canal de compra, existe a percepção de que há limitação na oferta de variedade de sabores da categoria nos supermercados, que focam principalmente nos tradicionais. Os consumidores sinalizaram que gostariam de encontrar mais opções de sabores, além de produtos com adicionais como pedaços reais de frutas, chocolate e brownie, por exemplo. ■