Coelho vigoroso

Não faltam motivos para apostar que, a despeito de fatores como a crise do varejo, a pressão inflacionária e a perda de poder de compra de boa parte da população, a Páscoa 2023 pode ter vendas robustas.
Páscoa 2023

Não faltam motivos para apostar que, a despeito de fatores como a crise do varejo, a pressão inflacionária e a perda de poder de compra de boa parte da população, a Páscoa 2023 pode ter vendas robustas.

Um dos indicativos desse cenário promissor é o número de novos produtos voltados à data. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a Páscoa deste ano teve aumento de 9% na quantidade de lançamentos.

Em levantamento anual realizado desde 2015, a entidade calculou mais de 60 novidades para a data neste ano. No total serão 440 itens oferecidos pelas empresas associadas à entidade.

Ainda de acordo com a Abicab, a Páscoa de 2022 registrou aumento de 13% no volume vendido, cravando a marca de 10 mil toneladas de ovos de chocolate. Em 2023, quando a data será comemorada em 9 de abril, também há expectativa de alta no volume vendido.

Um dos indicativos é o número de vagas temporárias. Segundo estudo da KPMG encomendado pela própria Abicab, a Páscoa 2023 gerou 7,9 mil vagas de trabalho temporário. Somente Nestlé e Garoto anunciaram 1.490 vagas temporárias (interessados do sudeste podem enviar currículo para o e-mail casting@fullpromo.com.br. Para moradores das demais regiões o e-mail é pascoa2023@expertisegroup.com.br).

Resultado da evolução da indústria em setores como ingredientes, maquinário, embalagens, design e marketing, o grande número de lançamentos e vagas temporárias indica um mercado cada vez mais diversificado, que atende a diferentes paladares, sem esquecer de consumidores com restrições alimentares ou que buscam produtos com foco em saúde e bem-estar.

Apesar das boas notícias, para driblar o cenário econômico negativo do país, alguns fabricantes tiveram que apostar em gramaturas menores, que permitem oferecer na ponta do varejo preços alinhados ao orçamento apertado das famílias brasileiras. Tal estratégia, por sinal, ajudaria a explicar o salto na quantidade de lançamentos desta Páscoa.

Como ocorre todos anos, para a Páscoa 2023 a indústria também precisou executar um planejamento preciso da produção de suas linhas de ovos e demais itens de chocolate. Afinal, os produtos ficam expostos no varejo por semanas. E se não forem vendidos, os brand owners e os próprios canais de venda muitas vezes devem arcar com o prejuízo.

Assim, a produção não pode ser insuficiente, nem acima da demanda. Visando atender o consumidor e garantir a qualidade, variedade e multicanalidade dos produtos, o setor começou a se preparar para a Páscoa 2023 um ano e meio antes.

O resultado desse planejamento pode ser visto nos principais lançamentos das empresas para a data, que têm sido e continuarão sendo objeto de reportagens e matérias do site da Doce Revista. Não deixe de visitá-lo para ver as últimas novidades do setor.

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