Um levantamento da Neogrid/Nielsen, com base na movimentação em 25 mil supermercados em todo o país, aponta que o índice médio de ruptura no primeiro semestre de 2018 – quando há falta de produtos nos pontos de venda – foi de 10,38%. Esse número é menor do que a média do mesmo período de 2017, quando chegou a 11,9%. Nos seis primeiros meses deste ano os índices, que começaram com 10,29% em janeiro, variaram entre 9,64%, registrado em maio, e 10,88%, em junho. Em julho, voltou a cair para 10,22%.
A análise das consultorias de varejo aponta que o leite longa vida, com 18,1%, encabeça a lista das cinco categorias que apresentaram os maiores índices de ruptura no primeiro semestre, seguido pelo frango in natura (12%), leite com sabor (11,9%), sorvetes (11,5%) e azeite (11,3%). O grupo dos produtos que mais faltaram nas gôndolas também inclui chocolate (11%), margarina (10,8%), pão e congelados (ambos com 10,6%) e feijão (10,1%).