O número de brasileiros que fazem compras pelo e-commerce já alcança 63% da população. Em 2019, antes da pandemia, a participação era de 56%.
Segundo pesquisa E-Shopper Barômetro 2021, realizada pelo DPDgroup, os novos consumidores no e-commerce cresceram 17% nesse período. Em média, foram feitas 16 compras por ano, um aumento de 128% em relação a 2019. A pesquisa identificou dois principais tipos de perfis de consumidores brasileiros.
Os primeiros são os compradores recorrentes, responsáveis por 51% de todas as compras do varejo online. Eles receberam, em média, 6,5 encomendas no último mês, 2,3 a mais do que no levantamento passado. Esse perfil é composto por 70% de pessoas do sexo feminino, com idade média de 36,8 anos, sendo que 93% vivem em áreas urbanas das cidades, possuem conhecimento de tecnologia, buscam promoções e adoram comprar pela internet.
Já os millennials representam mais da metade dos e-shoppers brasileiros e respondem por 58% das compras online. Eles adquirem uma gama maior de produtos e recebem entre 3 e 4 encomendas por mês, 1,2 encomendas a mais do que em 2019. São 63% do sexo feminino, com idade média de 27,8 anos, e 87% deles vivem em áreas urbanas.
A pesquisa identificou ainda um aumento de consumidores que compram pelo smartphone, passando de 77% para 86%. Outra tendência apontada é o número de inscritos em programas de fidelidade de algum varejista online, que passou de 7% para 16% dos entrevistados. ■