Maior período de vendas para o setor de chocolate, a Páscoa não necessariamente beneficia o segmento de candies. Essa condição, no entanto, vem sendo transformada por iniciativas como a da Docile, fabricante de balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó. Para surfar na onda da comemoração, a marca desenvolveu um kit Páscoa, com guloseimas doces variadas e um brinde no formato de orelhinha de coelho. “A ideia é justamente mostrar que a data vai muito além de chocolate e pode ter outras cores e sabores para deixar a cesta mais farta e, o melhor, com um valor bem mais em conta”, frisa Ricardo Heineck, sócio-diretor da Docile, responsável pelas áreas de marketing, P&D e compras.
Para compensar o impacto da pandemia na última Páscoa, esse projeto ganhou corpo na campanha deste ano. Em 2020, como a comemoração aconteceu logo no início da crise sanitária, trazendo muitas incertezas, o resultado foi abaixo do esperado. “Nos deparamos com um cenário em que nossos maiores clientes, os atacados doceiros e lojas de festas, estavam com as portas fechadas”, rememora Silvio Baroni Jr, diretor comercial da companhia gaúcha. A empresa teve que adequar todo o atendimento a clientes, o abastecimento das lojas e enfrentar as incertezas, pois não havia perspectiva de quando a situação seria normalizada. “Tivemos que nos reinventar e nos adaptar ao novo momento e ao comportamento do mercado, potencializando o nosso e-commerce, que já estava bem estruturado e com crescimento de duplo dígito. Hoje, apesar do cenário bem semelhante ao de um ano atrás, estamos muito mais preparados para esta e para as outras datas comerciais que temos pela frente”, resume Heineck.
Embora de longe não seja a principal data para a Docile, a Páscoa tem sido um período no mínimo interessante para a empresa. Segundo Baroni Jr, o consumidor tem buscado alternativas ao chocolate, seja em razão do elevado custo do produto mais tradicional da data ou também por entender que os doces, além de preencher as cestas pascais, oferecem mais opções de formatos e sabores. “Assim, estamos também fazendo da Páscoa o momento Docile. Toda execução de ponto de venda (PDV) busca explorar o período, principalmente a chamada pré-Páscoa, colocando nossos displays e expositores junto com a categoria de chocolates, embaixo das parreiras de ovos, com opções diferentes aos consumidores”, relata o executivo. Em paralelo, a marca reforça as vendas através do e-commerce, com o kit Páscoa já pronto para presentear.
Também disponível na página principal do portal da marca (www.docile.com.br) até 4 de abril, o kit da Docile traz uma sacolinha personalizada ao preço fixo de R$ 27,90. Ela contém 12 itens em monoporções, entre os quais mix de marshmallows, canudinhos coloridos no sabor morango, minipastille, docigoma sortido, miniminty no sabor laranja e balas de gelatina em formato de dentes de vampiro nos sabores banana e cítrico, além de um par de orelhinhas de coelho.
“O objetivo é trabalhar a ideia de que guloseimas doces podem encorpar as cestas, trazer mais variedade e, acima de tudo, economizar no bolso na hora de escolher um presente, já que o kit tem um valor bem mais baixo que os tradicionais ovos de chocolate”, destaca Heineck.