O que é bom ficou melhor
Referência no filão do chamado chocolate gourmet no Brasil, a Espírito Cacau produz no Espírito Santo linhas premium elaboradas com grãos de cacau cultivados em fazendas próprias, consideradas pioneiras na produção de alta qualidade (cacau de origem) no país. Criado em 2010 na região de Linhares (ES), o grupo Espírito Cacau engloba duas fazendas, fábrica e chocolateria, mantendo o controle de todo o processo, desde o plantio do fruto até a elaboração do chocolate (bean to bar process), também exportado para diversos países. O domínio de todo o processo, com execução a cargo da mesma empresa, é a trilha para a obtenção de um produto de excelência, sustenta Paulo Gonçalves, diretor-presidente da marca Espírito Cacau. “Um dos fatores que torna o cacau produzido nas nossas fazendas superior é a tecnologia e o manejo utilizados no processo”, assegura ele, anunciando para breve expansões na linha de chocolate. Na entrevista a seguir, o empresário detalha os diferenciais do cacau de origem e chocolate gourmet produzidos no Espírito Santo e comenta o impacto da pandemia da covid-19 nos planos da grife chocolateira.
DR: Como a pandemia impactou as operações da Espírito Cacau?
Gonçalves: Primeiro impacto foi de desespero. Em cima da Páscoa, como iríamos vender o nosso chocolate? Começamos a pensar que as pessoas iriam ficar em casa e estavam com medo de sair. Então, conseguimos desenvolver uma comunicação direta com os nossos clientes e informá-los que levaríamos o nosso chocolate até eles. Divulgamos os pontos de venda (PDVs) onde os nossos chocolates estão presentes, nas redes de supermercados e, para atendê-los, passamos a fazer entregas via delivery. Enviamos nosso catálogo e fizemos um trabalho de divulgação nas redes sociais e, dessa forma, conseguimos realizar a campanha de Páscoa sem grandes traumas.
Quais outras ações imediatas para mitigar prejuízos?
Usamos as nossas redes sociais com bastante intensidade. Além de implementar o sistema de delivery, adotamos também vendas on-line com entregas pelo sistema drive thru na nossa loja-conceito na Praia do Canto, em Vitória (ES), e enviamos alertas sistemáticos para todos amigos da rede social para divulgação das ferramentas e formatos de comercialização.
Como o isolamento social refletiu na demanda de chocolate da marca?
Na loja-conceito, por exemplo, houve uma queda bastante acentuada, mas nos supermercados não. As pessoas iam ao supermercado à procura de um chocolate funcional, natural e saudável, com maior teor de massa de cacau, com poucos ingredientes, uma tendência que fez a venda crescer nesse canal. Essa demanda já era crescente antes da pandemia e só se intensificou com a quarentena.
O fato de os consumidores passarem mais tempo em casa e cuidar da própria alimentação influenciou a preferência por chocolates especiais?
As pessoas passaram a ter mais tempo para pesquisar e conhecer os benefícios de um verdadeiro chocolate natural com alto teor de cacau, mais massa de cacau e pouca gordura, com menos calorias e açúcar, sem aromatizantes e glúten e com mais fibras e proteínas. Todos esses benefícios ficaram mais claros para o consumidor, impulsionando a demanda desse tipo de chocolate, a exemplo do nosso. É preciso frisar que esse chocolate mais natural faz bem à saúde e melhora o bom humor. É uma fonte natural de felicidade, com efeito analgésico, ansiolítico e antidepressivo. Possui ação termogênica, acelera o metabolismo e combate o colesterol ajudando a manter o HDL e a controlar o LDL, que é o colesterol ruim. Elixir da beleza, devido os antioxidantes presente na massa de cacau, o chocolate combate os radicais livres, estimula a produção de colágeno, possui ação anti-inflamatória, aumenta a imunidade, controla a pressão arterial e reduz o risco de AVC devido uma substancia chamada procianidina.
Mesmo com a pandemia, há alguma novidade para este ano ou o próximo?
Estamos em uma fase de lançamentos. Vamos lançar um chocolate ao leite com coco, um chocolate branco com coco e novas linhas de chocolate veganos. Os resultados virão, pois cada vez mais pessoas estão à procura de um chocolate saudável. ■
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