Dona de marcas campeãs na categoria de chocolates, como M&M’s, Twix e Snickers, a americana Mars anunciou que tem um plano global de rastreabilidade das diferentes matérias-primas usadas na fabricação de seus produtos, do qual a Amazônia faz parte. Por conta do desmatamento e queimadas na floresta amazônica, que vêm atraindo a atenção internacional, várias empresas globais procuraram comunicar que detêm programas de compras de matérias-primas compatíveis com a proteção do meio-ambiente.
A Mars, por sua vez, confirma que compra matérias-primas de diversas regiões do Brasil, mas apenas uma pequena parte do volume adquirido é originário da Amazônia. Segundo a empresa, menos de 5% do volume total de farinha proteica de origem animal utilizada pela Mars é oriunda dessa área. A compra de matéria-prima proveniente do cacau (liquor e manteiga processada) é feita em diferentes mercados, incluindo o Brasil.
Ao enfatizar a rastreabilidade dos produtos, a companhia diz ter o compromisso público de adquirir insumos não associados ao desmatamento, incluindo a região da Amazônia, e que provenham de fazendas que cumpram com o Código Florestal.