Fonte global de soluções e ingredientes para vários segmentos, a Ingredion Incorporated anunciou em agosto um acordo com a Matsutani Chemical Industry Co. para fabricar a Astraea Alulose no México. Trata-se de um adoçante que prova e funciona como açúcar. O corpo humano absorve a Alulose, mas ela não é metabolizada, por isso é quase livre de calorias. A substância é um dos muitos tipos de açúcares que existem na natureza em pequenas quantidades e podem ser encontrados em certas frutas, como figos, passas e jacas. Tem textura e desempenho semelhantes aos da sacarose, que proporcionam volume, doçura e funcionalidade comparáveis, a exemplo do escurecimento em receitas assadas ou redução do ponto de congelamento em sorvete.
Disponível em 2019, a Astraea Alulose permite que fabricantes de alimentos e bebidas reduzam as calorias provenientes da sacarose e outros adoçantes calóricos em bebidas, laticínios e itens de panificação e confeitaria. A Matsutani passou mais de 15 anos desenvolvendo, pesquisando e refinando uma nova geração de açúcares, incluindo o Astraea Alulose. Trata-se da empresa que mais realizou estudos clínicos e pesquisas sobre esse ingrediente.
“Reduzir a sacarose é uma tendência global emergente e pode ser um desafio para os fabricantes que buscam combinar o sabor adocicado do açúcar e, ao mesmo tempo, obter os mesmos benefícios funcionais em seus produtos”, sublinha Tony Delio, vice-presidente sênior de estratégia corporativa e diretor de inovação da Ingredion. Ele acrescenta que, combinando a rede de fabricação e a presença global da companhia ao trabalho pioneiro da Matsutani em açúcares raros, a Ingredion ganha condições de fornecer inovação para atender às necessidades da indústria, face a mudanças na rotulagem de açúcar.
Essas ações, complementa o executivo, apoiam o objetivo da empresa de aumentar seu negócio de especialidades para US$ 2 bilhões em vendas anuais até 2022. “Estamos expandindo nosso mecanismo de inovação, expandindo nossa presença na região e adicionando a Alulose ao amplo portfólio de soluções para redução de açúcar”, completa ele.•