Laerte Moraes, diretor-geral de Food Solutions da Cargill na América do Sul, destaca que, para entrar no mercado brasileiro de adoçantes, a empresa buscou ouvir os consumidores para “seguir oferecendo excelência” com base em “perfis de consumo mais exigentes”.Dentre os lançamentos, a única linha também destinada ao varejo leva a marca Truvia, que será vendida aos consumidores finais em versões líquida (60 ml) e em pó (sachês de 1 g e potes de 250g). O produto também estará disponível no varejo em embalagem para uso culinário de 300 g. Considerada líder do mercado de adoçantes naturais dos Estados Unidos, a marca está presente em mais de 15 países.
Por sua vez, o adoçante EverSweet é de propriedade compartilhada entre a Cargill e a DSM, que formaram a joint venture Avansya. Com alta capacidade de dulçor, o produto promete substituir, sem amargor, 100% do açúcar, minimizando a necessidade de modificadores e moduladores de sabor na formulação dos produtos. Já o adoçante ViaTech foi desenvolvido para permitir a substituição de açúcar em até 70%.
Os adoçantes à base da planta estévia são normalmente obtidos a partir de processo de extração (caso de ViaTech e Truvia) e de fermentação (caso do EverSweet).
Por ocasião do lançamento, a Cargill divulgou dados da pesquisa Health Focus. Eles apontam que, para 61% dos consumidores latino-americanos, os alimentos processados poderiam ser mais saudáveis se os açúcares fossem reduzidos em suas formulações.
Imagem: reprodução Cargill