Em vigor no país europeu desde 2017, uma lei que visa proteger a marca “Suíça” está obrigando a multinacional americana do ramo alimentício Mondelez a remover dos icônicos cartuchos de papel cartão com formato triangular que acondicionam o chocolate Toblerone a imagem estilizada do pico da montanha Matterhorn.
A cordilheira de mais de 4 mil metros de altura é um dos cartões postais da Suíça. Sua substituição por uma imagem genérica nas embalagens da marca deve ocorrer quando parte da produção do chocolate Toblerone for transferida da Suíça para a Eslováquia.
À BBC, a Mondelez afirmou que a ideia de mudar o local de produção visa responder ao aumento da demanda e expandir a marca Toblerone.
Segundo a lei que forçou a mudança das embalagens, símbolos nacionais não podem ser usados para promover produtos à base de leite que não sejam fabricados exclusivamente na Suíça. Outros tipos de alimentos precisam ter ao menos 80% de seus ingredientes fabricados no país.
O chocolate Toblerone surgiu em 1908, em Berna, capital da Suíça. Mas só em 1970 a imagem do Matterhorn debutou nas embalagens, até então estampadas com ilustrações de uma águia e de um urso.
Imagem: Dado Ruvic/Reuters