10 mandamentos do consumo

A cada ano a consultoria especializada em inteligência de mercado Euromonitor International identifica a emergência e as tendências rápidas que geram a expectativa de ganhar tração no ano seguinte. Essas ondas e correntes fornecem a compreensão de valores do consumidor que se modificam, explorando como os hábitos de comportamento influenciam os negócios globalmente. A diretora de pesquisa de Tendências de Consumo Gina Westbrook relaciona a seguir cada uma das 10 tendências captadas em 2020.

1Mais que Humano
A inteligência artificial está se tornando popular. Os consumidores estão adotando a IA por conveniência e as empresas estão integrando essa tecnologia para automatizar operações e fornecer soluções personalizadas.

2Conquiste-me em Segundos
Com a grande quantidade de informação prontamente disponível, prender a atenção do consumidor requer um conteúdo conciso, relevante e multissensorial que pode ser processado em um instante.

3Mobilidade sem Limites
Consumidores querem opções de transporte modulares e personalizadas que levam em consideração questões como tempo, custo, clima e ocasião para uma jornada sem atritos.

4Inclusão para Todos
Autenticidade e inclusão estão em evidência. As marcas estão reformulando os seus produtos e serviços para que sejam acessíveis a todos. A diversidade se tornará uma medida de relevância das marcas.

5Cuidando de Mim Mesmo
O bem-estar mental está à frente das preocupações dos consumidores e vai reformular o futuro da socialização. Existe uma demanda crescente por produtos com ingredientes ativos e atributos funcionais posicionados para atender estados de necessidade específicos.

6Casas Multifuncionais
A capacidade de fazer tudo (trabalhar, comprar, se exercitar e outras atividades) do conforto dos lares está mudando os hábitos dos consumidores, que passam a girar em torno do consumo em domicílio.

7Personalização Privada
Os consumidores querem experiências customizadas, mas estão preocupados com a forma como seus dados são captados e compartilhados. Eles provavelmente passarão a optar por não participar de experiências fabricadas digitalmente que não agregam valor.

8Orgulhosamente local, ganhando o mundo
Os consumidores estão retornando às suas origens. Marcas de nicho começam as suas jornadas globais reforçando as suas credenciais locais. As multinacionais estão se tornando mais sofisticadas ao adequar os seus produtos às culturas locais.

9Revolucionários da Reutilização
Consumidores éticos estão buscando alternativas para os produtos de uso único para diminuir a pegada ambiental e o desperdício. Novos modelos de negócios circulares visam oferecer mais com menos através do compartilhamento, reutilização, reabastecimento e aluguel.

10Queremos ar puro por toda parte
O impacto da poluição do ar na saúde está se tornando amplamente conhecido com o ativismo climático em ascendência. Os negócios estão sendo pressionados para oferecer soluções que protegem o meio ambiente e os consumidores dos efeitos da baixa qualidade do ar. O futuro aponta para cidades mais limpas e mais sustentáveis.
Conveniência e controle pessoal são, em suma, os temas principais que conectam essas tendências em 2020, avalia Gina Westbrook. “Os consumidores estão se colocando em primeiro lugar enquanto procuram maneiras de simplificar as suas vidas”, assinala. ■

Deixe um comentário