Mercado oscilante

O mercado internacional de açúcar oscilou no período de agosto a outubro ...
Ronaldo Lima Santana

O mercado internacional de açúcar oscilou no período de agosto a outubro, em um intervalo de preços que variou de 13,00 cents/lb a 14,50 cents/lb. Como mostra o gráfico abaixo, no nível inferior da faixa se observam compras e no nível superior, vendas. Os níveis relativamente baixos de preços verificados podem ser atribuídos à previsão de excesso de oferta da safra mundial 2017/18. Os fundos, por sua vez, que mantiveram suas posições liquidas vendidas no período, influenciaram nos momentos de queda de preços.

A preferência pelo etanol combustível no Brasil, em detrimento da produção de açúcar, tem dado suporte aos preços em níveis acima de 14 cents/lb, desde o inicio de outubro. As notícias de clima seco no Centro-Sul podem criar uma expectativa de quebra de safra em 2018/19 e, com isso, influenciar positivamente os preços.

Uma maior valorização dos preços do açúcar em R$/t ocorrida na quarta semana de outubro foi decorrente da valorização do dólar frente ao real. Esse fato pode contribuir para uma melhora dos preços praticados no mercado interno. O gráfico acima o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento.

No caso do açúcar negociado no mercado doméstico (Estado de São Paulo) ao longo do período meados de agosto ao final de outubro, os preços apresentaram relativa estabilidade com ligeiro viés de alta.

Com o mix de produção mais voltado para o etanol na reta final da safra e o suporte de preços do mercado externo, o açúcar busca uma recuperação de preços internamente. Recuperação esta que vem ocorrendo lentamente. Ofertas pontuais de unidades produtoras que precisam fazer caixa e/ou estão com problemas de armazenagem acabam inibindo uma recuperação em ritmo mais rápido dos preços. O gráfico abaixo apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia e Esalq.

 

JOB Economia
Há mais de 20 anos no mercado, a JOB Economia tem como objetivo principal, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes, além de contribuir para que façam um bom “trading”. Dentre seus principais produtos, sobressai o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, elaborado desde 1995, que busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda.
Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente
da JOB Economia e Planejamento

Deixe um comentário

Novos Tempos