Mapa da mina

Consultoria AMG Foods insere guia para rotulagem de alimentos embalados

1046
Ana Maria Giandon referências de legislações e atos normativos apresentados de forma atrativa.
Ana Maria Giandon referências de legislações e atos normativos apresentados de forma atrativa.

Rótulos de alimentos são instrumentos de grande relevância para os consumidores, cada vez mais exigentes e preocupados em adquirir produtos que contribuam para uma dieta saudável. “A crescente variedade de produtos hoje oferecida aumenta o interesse em conhecer melhor aquilo que se adquire”, sublinha a engenheira de alimentos Ana Maria Giandon, diretora da AMG Foods e autora do Guia para Rotulagem de Alimentos Embalados de Competência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Inédita no gênero, a obra interpreta as legislações destinadas à elaboração dos rótulos dos produtos de competência da Anvisa, com orientações de como aplicá-las na prática. “Não é uma reprodução dos textos legais, mas o resultado da nossa experiência sobre a matéria de forma clara, objetiva e didática”, esclarece Ana Maria.

No formato de um e-book, o guia pode ser utilizado em qualquer plataforma (PC, Mac, Android, em tablets ou celulares). Segundo a especialista, o seu mecanismo de busca é simples e permite ao usuário encontrar rapidamente aquilo que procura. Tem ainda a vantagem de ser interativo, podendo ser customizado conforme as necessidades de cada empresa e adequado ao seu perfil por meio de anotações e comentários pertinentes a cada produto, pois está aberto à inserção de marcadores ou notas. “É totalmente diferente de um livro ou qualquer outro tipo de material consolidado, que não permite nenhum tipo de interação”, frisa a executiva.

Como as empresas e os profissionais que atuam na área precisam estar sempre atualizados com as regras de rotulagem e sua correta aplicação, complementa Ana Maria, o guia auxilia na solução de dúvidas e na devida implementação das normativas referentes aos rótulos dos produtos. A AMG Foods garante atualizações constantes no conteúdo, em decorrência de alterações ou publicações de novas normas.

Nos rótulos de alimentos devem constar as informações regulamentadas pela Anvisa (regulamentos técnicos), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (pesos e medidas) e Ministério da Justiça (defesa do consumidor). “Explicamos passo a passo a correta disposição desses itens, detalhando e interpretando de acordo com legislação específica ou ato normativo. Também disponibilizamos todas as referências, que podem ser acessadas imediatamente, na elaboração dos rótulos”, informa a consultora. A utilização do guia, observa, proporciona segurança na elaboração dos rótulos pelas indústrias de alimentos. Além disso, é ferramenta também de interesse das câmaras de comércio, consulados, escritórios de advocacia, entidades setoriais, universidades, indústrias de aditivos e de embalagens e até de agências de publicidade.

COMPARTILHAR
Matéria anteriorCaramelo balzaquiano
Próxima matériaToque de mestre