Já na ascendente no Brasil, o consumo de alimentos saudáveis foi catapultado pela pandemia. Apenas as vendas de produtos sem açúcar, glúten ou conservantes e similares superaram a marca de R$ 100 bilhões em 2020. Dados da consultoria Euromonitor International referentes às vendas no varejo de itens posicionados como saudáveis e promotores de bem-estar (health and wellness) indicam que de 2015 até o ano passado esse avanço cravou 6% ao ano e 33,6% no período (ver quadro). Entre as empresas que surfaram nessa onda se inclui a Chock, marca de chocolates funcionais que, em 2020, viu o volume de vendas aumentar 10 vezes, puxado sobretudo por uma acertada aposta no e-commerce, repassa Allan Riffert, fundador e CEO da companhia, celebrada por incluir no mix chocolates para alívio da tensão pré-menstrual (TPM), entre outros inusitados.
Pensado para ser o aliado número 1 durante a TPM, o tablete em versões de 75g e 25g promete aliviar os sintomas, com formulação à base de vitamina B6, magnésio e zinco. Também disponível nas duas gramaturas e rico em proteínas, o tablete Chock Whey se insere como opção de snack para os intervalos na academia de ginástica, como fonte de energia saudável.
Com a demanda aquecida, a Chock esfrega as mãos e espera faturar R$ 1,5 milhão em 2021, projeta o CEO. No ano passado, lembra, mesmo sob a pandemia, a empresa viu os volumes de vendas explodirem, com a implantação do e-commerce. Segundo Riffert, a marca criou chocolates para comer sem culpa graças a fórmulas que garantem sabor sem a adição de açúcares, glúten e lactose. “Saímos em busca de um termo que resumisse todo o cuidado na escolha dos ingredientes, seleção do cacau e dos equipamentos para fabricação e, quando chegamos no termo chocolate sem culpa, era para fazer o nosso produto ser divertido, com uma comunicação ousada e diferente e que chamasse a atenção do consumidor”, resume o empresário.
Com sede em São Paulo, a Chock produz sob terceirização uma linha de chocolates com exclusiva seleção de ingredientes para a composição de chocolates especiais, como o Whey Protein, o Alívio TPM e o vegano 70% Cacau. Segundo Riffert, a localização no interior do Estado ajuda na cobertura logística para sete Estados (SP, MG, RJ, PR, SC, RS e ES) e, a cada ano, a empresa triplica a produção (não informada). “As pessoas cada vez mais buscam saudabilidade e, na esteira desse crescimento, triplicamos o faturamento no ano passado”, assinala o dirigente. Outro aliado desse avanço é a competitividade de cada tablete, que pode ser conferida no varejo ao preço unitário de R$ 6,49, orça Riffert. “É acessível para o público que consome produtos saudáveis, com qualidade superior a de produtos importados e preço menor”, sublinha.
Para expandir as vendas a todo território nacional, montou sua loja virtual na plataforma Unbox, sob medida para digitalização de pequenas e médias empresas (PMEs). “Buscamos uma solução para o nosso porte e modelo de negócio, que permitisse resolver questões logísticas de forma simples. Assim, conseguimos ampliar as vendas para todo o Brasil e expandir a penetração da marca “, comenta Riffert. Na plataforma, o empreendedor pode criar sua loja on-line profissional em poucos minutos, com todos os recursos necessários para começar a vender pela internet de imediato, como soluções de pagamento, logística e marketing digital nativamente integradas. O site da startup criada em 2019 ainda possui uma área de conteúdo educacional, que inclui o blog Venda Mais! para quem deseja aumentar as vendas on-line com ferramentas de marketing digital.