O Brasil conta com abastecimento confortável na ala de corantes, aromas e fragrâncias, com a cobertura de cerca de meia centena de fabricantes, entre os quais as maiores potências globais dessas especialidades. Das grifes presentes no país, sobressai, por exemplo, a japonesa Takasago, que investe 8% do seu faturamento global em pesquisa e inovação, ressaltam Rafaela Bedone e Vilma Mendes, respectivamente, gerente de marketing e diretora comercial de Aromas da companhia. “A necessidade da redução de açúcar ou de sódio no caso de alimentos e bebidas, e melhor fixação do perfume no tecido para amaciantes, são necessidades constantes demandadas pelos clientes”, relatam as executivas. Na entrevista a seguir, elas detalham as atividades da Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas, ingredientes e fragrâncias do mundo, no setor de confectionery no Brasil.
DR – Quais tendências de aromas sobressaem hoje em dia no setor de confectionery?
Vilma e Rafaela – O mercado brasileiro de confeitos passa por uma fase desafiadora na qual as empresas estão tentando se adequar às mudanças de hábito do consumidor. A crise atual no país tem afetado de forma considerável o consumo de confeitos e snacks, uma vez que estes são vistos como supérfluos ou meras guloseimas, sendo dispensáveis no consumo diário. O grande desafio da indústria nos dias de hoje é provocar a experimentação dos seus produtos. Por conta da grande variedade de opções que encontramos no mercado, as empresas têm investido em lançamentos com sabores e embalagens que chamem à atenção para conquistar os consumidores e provocar a experimentação. O desenvolvimento dos aromas pela Takasago para esses mercados está alinhado as tendências tanto no Brasil quanto no exterior.
DR – Como essas tendências são transpostas para a linha de produtos?
Vilma e Rafaela – Dentre as principais, podemos destacar a de produtos com algum benefício para a saúde pela inclusão de nutrientes e vitaminas em sua formulação; produtos sem açúcar ou com ingredientes naturais, a exemplo de sucos de fruta, que incorporam corantes e aromas naturais. Para essa tendência, aliás, a Takasago desenvolveu a linha Intensates Flavor Modulators que melhora o sabor dos produtos. A empresa utiliza moduladores que realçam o sabor de ingredientes, como o açúcar retirado, e mascaram sabores indesejados como o de vitaminas e edulcorantes. Além disso, temos os aromas naturais para todos os segmentos e os aromas da linha Vivid, que sobressaem por serem autênticos e equivalentes ao sabor real.
DR – Que outras inovações a Takasago disponibiliza para a indústria de candies?
Vilma e Rafaela – Também sobressaem no portfólio, especialmente para o setor de confeitos, insumos aplicados em produtos que provocam sensações variadas e inesperadas. Por exemplo, a sensação de gelar a boca ou produtos bem ácidos ou ainda com efeito de aquecimento na boca. Para essa tendência, por sinal, temos os moduladores que promovem sensações como gelado, quente ou formigamento, da linha Intensates Flavor Modulators. Outras aplicações em alta vão para produtos com mistura de sabores e formatos divertidos, desenvolvidos para atrair à atenção, em especial, das crianças.
Para correntes como essas desenvolvemos aromas inspirados em outros mercados, trazendo inovação para a indústria local. Contamos com o auxílio do Trendseed, nossa ferramenta de análise de tendências e sabores emergentes, e do Beeper, um painel com consumidores para teste de conceitos e produtos, bem como plataformas de estudo para captar insights de consumidores, sendo estas lideradas pelos nossos profissionais do CIMR – Consumer Insight Market Research.
Outra corrente que tem mobilizado nossos desenvolvimentos é a de produtos mais indulgentes, com sabores diferenciados, para aquele momento em que o consumidor busca saborear um confeito bem gostoso. Desenvolvemos, por exemplo, diversos aromas inspirados em sobremesas de todo o mundo, como doces famosos e populares de cada região. Outras tendências crescentes envolvem bebidas combinadas com café em sabores autênticos e indulgentes, em que utilizamos a plataforma Javarome Coffee; e diversos tipos de baunilha, com a plataforma La Vanille, para drinks da moda, dentre outras.
DR – Para quais segmentos a Takasago direciona seus investimentos no Brasil?
Vilma e Rafaela – A Takasago investe constantemente em inovação para atender os mais diversos produtos na área de aromas como bebidas, confeitos, lácteos, panificação e produtos para higiene bucal. A empresa se destaca pela criação de aromas customizados, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Desde tecnologias e ingredientes exclusivos para sabores ícones como Baunilha, Cítricos, Café, Frutais e Mentas até moduladores que realçam o sabor dos alimentos, mascaram sabores indesejados ou promovem sensações diversas. Também temos em nosso portfólio a linha de aromas Vivid, que reproduz o sabor autêntico das frutas; o Mintact, com soluções para mentas e substituição parcial de mentol natural ou sintético, bem como agentes controladores de acidez chamados de Acid Blockers, muito usados em produtos lácteos.
Com DNA japonês, a Takasago investe pesado na tecnologia aplicada no desenvolvimento de seus produtos e já conta com diversas patentes próprias. As diversas linhas de pesquisa empreendidas já renderam para a empresa o Prêmio Nobel de Química em 2001 com o trabalho de William S. Knowles, K. Barry Sharpless e Ryoji Noyori. Lideramos o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica que permite a preparação em escala industrial de compostos quirais (de carbonos assimétricos), um grande avanço na ciência que provocou um enorme impacto nas áreas de aromas, fármacos, agroquímicos e fragrâncias, dentre outras. Dessas pesquisas, foram desenvolvidos os aromas Vivid e Mintact.
DR – O que o setor de confeitos representa para a empresa?
Vilma e Rafaela – A Takasago possui profundo conhecimento dos aromas e bases desses produtos, bem como sua interação com os mesmos. Certamente o setor de confeitos é uma das fortalezas da Takasago. Investimos constantemente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de novas moléculas que atendam às necessidades dos consumidores e surpreendam positivamente o mercado. Dentre as tecnologias utilizadas em confeitos podemos destacar a Mintact, os aromas Vivid e os moduladores de sabor Intensates Flavor Modulators. A Takasago não abre informações sobre margem comercial. Todavia, o segmento de confeitos é uma das fortalezas da empresa.
DR – Pretende expandir sua atuação em alguma dessas categorias?
Vilma e Rafaela – Nesse momento de renovação, onde começamos por reformular-nos institucionalmente, nossa missão é atacar com mais precisão e arrojamento os segmentos de forneados e salgados, para tanto estamos aprimorando nossa estrutura e capacidades para atender ao mercado de forma mais ágil e assertiva.
O mercado brasileiro de aromas e fragrâncias tem crescido nos últimos anos e impulsionado a busca por alternativas mais criativas, sustentáveis e ajustadas ao custo dos produtos. Em contrapartida, a Takasago tem reforçado sua capacidade técnico-científica e, principalmente, seu capital humano.•