Para coroar a comemoração dos 50 anos do grupo Sanchez Cáno na Espanha – e seus 20 anos no Brasil -, a companhia passa a partir de 2021 a se denominar globalmente The Fini Company. Sob o guarda-chuva dessa marca corporativa acomodam-se as linhas de balas de gelatina, marshmallows e regaliz da Fini e os confeitos funcionais da Dr. Good. “Como símbolo dessa integração global, o Brasil foi escolhido para liderar o projeto e reunir todas as empresas, com o propósito de unificar imagem, valores e a estrutura para o futuro dos negócios”, sintetiza Andrea Köhler, gerente executiva de marketing do grupo no Brasil.
De acordo com a executiva, a nova corporação conecta a herança e a expertise das linhas produzidas e comercializadas sob a marca Fini. “Anunciamos, pela primeira vez, o branding do grupo, que nasce global e com o propósito de inventar alegria, além de conectarmos mundialmente nossas marcas e filiais ao modo como fazemos negócios, adicionando nosso ingrediente mágico, o toque lúdico, que inspira nosso jeito The Fini Company de ser”, assinala a gerente. Para ela, a nova marca corporativa chega como catalisadora do crescimento dos negócios e integra a reputação, a credibilidade e a inovação das marcas comerciais da empresa.
Para dar vida ao projeto, o grupo também contou com assessoria da FutureBrand São Paulo, consultoria global de branding focada na criação de “marcas à prova de futuro” (future-proof brands), repassa Andrea. No Brasil, completa ela, a Fini se posiciona entre líderes no segmento de candies e a Dr. Good é a primeira linha completa de suplementos vitamínicos em formato de goma de gelatina. “Juntas, elas representam cerca de 50% dos negócios do grupo, que cresce no país a um ritmo de dois dígitos por ano, nos últimos dez anos”, situa.
Para suportar esse crescimento, a The Fini Company investe pesado na unidade brasileira, tendo desde 2018 aportado aproximadamente R$ 60 milhões em ampliação da fábrica e na compra de equipamentos e tecnologias. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.400 colaboradores e mais de 300 itens no portfólio, dando cobertura a cerca de 200 mil pontos de venda (PDVs) e 90 franquias.
“Protagonistas em seus países, Brasil e Espanha, agora mais unidos, abrem uma frente de trabalho colaborativo ampliada, que fortalece principalmente as exportações e a atuação em novos mercados e canais”, conclui Donizeti Ferreira, diretor-geral da The Fini Company Brasil.