conteúdo patrocinado
Há exatos 50 anos, em terreno situado estrategicamente entre duas das principais rodovias do país – Anhanguera e Bandeirantes – o atual presidente da Relipel, José Antonio Rebecchi fundou a empresa em Limeira, interior de São Paulo. Se a localização foi impulsionadora dos negócios, a visão empresarial dos principais dirigentes foi decisiva para seu crescimento.
De um pequeno espaço, onde se comercializava embalagens de papel celofane para doces e velas, com um processo totalmente manual, hoje a empresa ostenta área de 14.000 metros quadrados. O surgimento de novas matérias-primas – basicamente o filme de polipropileno biorientado (BOPP) foi um dos grandes impulsionadores do crescimento da empresa. A razão social acompanhou a evolução dos novos tempos – de Revendedora Limeirense de Papel Ltda a empresa passou a ser conhecida como Relipel Embalagens Flexíveis Ltda.
Em 1994, 21 anos após sua fundação, adquiriu sua primeira máquina de impressão flexográfica, feito decisivo para ampliar novos mercados de embalagens impressas com empacotamento automático.
A tecnologia na área de impressão em filmes flexíveis, aliás, está em constante evolução, e a Relipel acompanha o mercado, atualizando e modernizando todo o seu processo através da aquisição de máquinas modernas, matérias-primas de qualidade e colaboradores qualificados, produzindo embalagens em flexografia e rotogravura, destacando a qualidade Relipel que é facilmente reconhecida em todos os seus produtos.
A planta industrial, apta a produzir oito mil toneladas/ano, é composta por máquinas de impressão de até 9 cores em rotogravura e 8 cores em flexografia, além de máquinas de laminação solventless e base solvente, máquinas revisoras e de rebobinamento.
Todo processo produtivo é minuciosamente acompanhado – do recebimento da arte final pelos clientes até a saída do material acabado. O departamento de pré-impressão é responsável pelo tratamento de imagem e envio para a gravação dos cilindros ou a fabricação dos clichês que serão utilizados nas máquinas de impressão. Possui um laboratório equipado, onde é feita toda a análise de recebimento do material e análise na fase de fabricação, garantindo que tudo seja realizado conforme as normas exigidas pela ISO9001, Boas Práticas de Fabricação e APPCC.
As embalagens fornecidas pela Relipel atendem aos critérios de Segurança de Alimentos, mantendo rígido monitoramento de suas estruturas de materiais através do controle de migração e microbiologia para garantia da qualidade e segurança na cadeia alimentícia, cujos mercados vão de cafés, massas, doces, biscoitos, sorvetes, snacks, farofas, molhos de tomate, catchup, maionese, sucos, com atendimento estendido ainda à linha de higiene, pet food, laboratoriais e materiais elétricos.
A agilidade no atendimento e nos prazos de entrega são outras das marcas e diferenciais da empresa, que possui frota própria e convênio com diversas transportadoras.
A Relipel também não descuida das gerações futuras, executando no presente atividades para garantia de sustentabilidade através da adoção de medidas como: