Com tudo engatilhado para sua segunda campanha junina virtual, a Santa Helena encara com otimismo os preparativos com base em levantamento da consultoria Ebit|Nielsen. Com as imposições patrocinadas pela pandemia, foi preciso rever a forma de fazer negócios e, nesse novo cenário, o e-commerce e as vendas digitais se popularizaram. Mais de 13 milhões de consumidores migraram para as plataformas virtuais em 2020, cravando aumento de 29% em relação a 2019, mostra a pesquisa. “Essa realidade tende a se solidificar, uma vez que companhias que não faziam parte do ambiente on-line agora tanto atuam nessa frente como expandem cada vez mais seus negócios nesse modelo”, observa Tiago Leal, gerente corporativo de marketing e inovação e varejo próprio da Santa Helena.
A empresa, lembra ele, lançou sua loja virtual em 2020 e projeta crescimento neste segundo ano de vendas por e-commerce na data mais importante para as indústrias de alimentos à base de amendoim. “Nesse período, de maio a julho, prevemos um aumento de 55% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2020”, estima Leal.
Além das conhecidas vendas B2C (Business to Costumer), ou seja, quando o consumidor final é o que fecha o negócio direto com a empresa, a companhia agora também atua via B2B (Business to Business) no e-commerce, vendendo para fornecedores e comerciantes. “A tendência é o digital e, por isso, reforçamos nossa presença nesses canais, diversificando o ambiente de negócios para nosso e-commerce”, comenta o executivo.
Para estas comemorações juninas, a Santa Helena também considerou o novo normal: festejar com poucas pessoas, em casa e com produtos entregues na porta do consumidor. Nesse contexto, a companhia oferece combos especiais, com decoração típica inclusa, como bandeirolas e balões, com opção de frete grátis. “Viva Histórias e Crie Memórias é o nosso mote atual para a campanha Juntos na Junina 2021. Mesmo sem aglomerações ou a realização de grandes eventos, os consumidores querem levar a Santa Helena para a mesa, decorar a casa com a família e brincar a junina, e nos preparamos para dar todo suporte necessário”, sublinha Leal.
O e-commerce da marca, acrescenta ele, conta ainda com a Paçoquita Pamonha, sob medida para o período, além de lançamentos, como Mendorato com 40% menos sódio, Paçoquita Lovers Chocolate e Avelã – cocriação com fãs da marca; e Paçoquita Esporte, com 7g de whey protein.