De olho no Natal 2022, o mercado de confeitaria e produtos alimentícios tem em maio e junho um dos períodos mais estratégicos para o sucesso no fim de ano. Garantir os insumos necessários para produção e o estoque de embalagens está entre os principais motivos da movimentação no primeiro semestre.
“Maio é um mês de aumento das vendas de formas, principalmente de panetones. Neste período os grandes compradores iniciam os estoques e a antecedência nos pedidos é fundamental para evitar desabastecimentos no final do ano”, revela Anderson Oliveira, sócio-diretor da Sulformas, um dos principais players do mercado nacional de confeitaria.
Segundo o executivo, 50% das vendas da empresa relacionadas às festas de fim de ano acontecem antes do mês de julho e para este ano a Sulformas prevê um aumento de 20% no total das vendas relacionadas ao Natal.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em 2021 houve um crescimento de 10% nas vendas e o mercado movimentou entre novembro e janeiro cerca de R$ 890 milhões em produtos relacionados às comemorações de final de ano.