Dados divulgados pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), agência americana que pesquisa os oceanos e a atmosfera, confirmam que o ano de 2015 já é o mais quente registrado na Terra. Com o intuito de contribuir para a mitigação desse cenário, a Mondelez International (MDLZ) anuncia novas metas globais de sustentabilidade para 2020. Segundo Alcides Gordilho, diretor de meio ambiente da Mondelez Brasil, essas iniciativas são ambiciosas e incluem a redução de emissão de CO2 e de resíduos gerados em manufatura, diminuição no consumo de água e resíduos, além da diminuição da quantidade de embalagem utilizada em seus produtos. “O compromisso dá continuidade ao foco sustentável já iniciado pela empresa que, neste ano, se destacou eliminando por completo o envio de resíduos para aterros sanitários nas plantas localizadas em Curitiba (PR), Piracicaba (SP), Bauru (SP) e Vitória de Santo Antão, na região metropolitana de Recife (PE)”, sublinha o dirigente.
Até 2020, acrescenta ele, a MDLZ irá reduzir em 15% a emissão de CO2 e em 20% o resíduo total gerado em manufatura. Já o consumo de água nas plantas será reduzido em 10% em regiões onde o recurso é mais escasso, como na planta pernambucana. “A economia de água irá reduzir 380 milhões de litros por ano”, ele dimensiona.
Gordilho sustenta que a companhia tem sido uma das líderes em redução da quantidade de embalagens na indústria de bens de consumo e, até 2020, planeja eliminar 65.000 toneladas globalmente. No Brasil, esse esforço não é novidade. Em 2013, situa, a Mondelez substituiu o filme plástico que envolvia a clássica caixa de bombons Variedades Lacta por um novo sistema de fechamento que resultou em uma economia de cerca de 300 toneladas de BOPP (filme plástico). A quantidade de material economizada, de dezembro de 2013 até setembro de 2015, equivale à altura de 1.330.109 monumentos do Cristo Redentor, compara Gordilho. Ele detalha que o sistema de fechamento do display continuou o mesmo (aplicação de cola na tampa), porém, foram feitas modificações para melhorar o fechamento do envoltório e evidenciar possíveis violações do produto. “Dessa forma, garantimos a fácil identificação do consumidor caso a embalagem tivesse sido violada antes da compra, e hoje o display possui aplicação de cola por praticamente toda a extensão da tampa (os locais de aplicação de cola apresentam áreas de meio corte para facilitar a abertura) e, além disso, ele não possui picotes e cortes, apenas vincos na caixa”, sublinha o especialsta.
Conferência do clima
A estratégia de sustentabilidade da Mondelez segue em linha com as tendências discutidas na Conferência do Clima (CoP-21), promovida no fim de 2015, em Paris, comenta o diretor de meio ambiente. Um dos principais desafios do fórum, ele lembra, foi trazer soluções para limitar a mudança da temperatura global em 2ºC, até o final do século. A empresa levou um representante às negociações para anunciar o investimento de US$ 400 milhões em um programa para apoiar os produtores de cacau na Costa do Marfim e reduzir o desmatamento. “Nossa agenda de sustentabilidade até 2020 nos coloca na vanguarda da luta contra as alterações climáticas, ao mesmo tempo em que contribui para aprimorar nossa eficiência, uma vez que temos redução de custos e nos proporciona vantagem competitiva”, explica Gordilho.
Durante as conversas da CoP-21, a MDLZ sinalizou que pode trabalhar com ONGs locais para apoiar projetos de proteção às florestas e cerca de 26 mil produtores. De acordo com o compromisso Redd (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), liderado pelo Instituto Europeu de Florestas (EFI) e financiado pela União Europeia e outros governos, a cobertura de floresta na Costa do Marfim perdeu 3 milhões de hectares entre 1960 e 2010 diante do aumento da produção de cacau. O compromisso anunciado pela Mondelez deve contribuir para a companhia alcançar suas metas de sustentabilidade até 2020, incluindo a redução da pegada de carbono e as emissões de dióxido de carbono de suas indústrias em 15%.
As metas firmadas até 2020 são parte do programa global da MDLZ chamado Call for Well Being, que inclui uma série de ações focadas em pilares fundamentais para o bem-estar das pessoas e do mundo: sustentabilidade, consumo consciente de snacks, comunidade e segurança. “Melhorar o bem-estar do nosso planeta e de seus habitantes faz parte da estratégia global da Mondelez International. Para tanto, em 2014 a empresa lançou um plano para essa missão beneficiando diversas populações, de agricultores a consumidores”, relata Gordilho. Batizado de “Chamado para o Bem-Estar”, ele tem como objetivo aumentar significativamente o alcance e o impacto dos programas da companhia em todo o mundo.
Como exemplos no Brasil, o diretor da Mondelez cita a parceria com a rede Carrefour, firmada no fim de 2014, que consistiu na instalação de 138 pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis. A parceria foi ampliada no início de 2015, por meio das “Ecocaixas”, ação que promove o descarte adequado de embalagens que o consumidor não deseja levar para casa logo após as compras. “Por meio desse projeto e, acreditando na forte conexão das nossas marcas com os consumidores, a Mondelez Brasil busca mobilizar a sociedade de forma a incentivar as pessoas a tornar o descarte de resíduos uma ação natural também no pré-consumo”, assinala Gordilho.
Ainda em 2014, todas as fábricas da empresa no país foram consideradas zero aterro, ou seja, não enviam mais os resíduos gerados para aterros sanitários. Em relação às comunidades, a Mondelez Brasil mantém, desde 2010, o programa Ação Saudável, que visa melhorar a saúde e a qualidade de vida de crianças, suas famílias e comunidades. No ano passado, o programa recebeu da Mondelez International Foundation R$10 milhões para expandir suas atividades. A meta era chegar a 1.000 escolas até 2016, mas o objetivo já foi alcançado em agosto de 2015. O programa, presente em 14 cidades dos estados de Pernambuco, Paraná e São Paulo, irá beneficiar 700.000 crianças, pais e comunidade até o próximo ano.
Em resumo, as ações em prol da sustentabilidade na Mondelez incluem desde a criação de comitês no nível global, regional e plantas até o desenvolvimento de ferramentas no nível operacional para estímulo da cultura de preocupação com o meio ambiente, contribuindo assim para o alcance das metas. Além disso, a definição de indicadores adicionais de atividades ambientais como complemento aos indicadores de desempenho ambiental (os KPIs) e a abertura das metas para cada categoria e planta, incluindo o que foi alcançado em cada ano (somadas as principais entregas na comparação 2013 x 2020) e acordos globais com parcerias chave (Schneider & Ecolab Nalco), a construção de um “pipeline” de projetos (curto/médio/longo prazos) – still ongoing; e a replicação de boas práticas ambientais consolidam os programas de sustentabilidade da companhia. •