< PreviousCADERNO FORNECEDORESDoce Revista Maio/Junho 201820www.docerevista.com.brwww.docerevista.com.br20linhas de guloseimas, como balas e chocolates funcionais. “Além dos benefícios específicos, comprovados através de estudos científicos, os colágenos Gelita dimi-nuem o açúcar e o índice de gordura de diferentes alimentos, melhoran-do seu perfil proteico e nutricional”, assinala a executiva. Na Nexira, fonte de ingredientes naturais como fibras die-téticas, ativos botânicos e proteínas vegetais, a oferta de insumos para o filão de saúde e bem-estar acompanha um amplo portfólio de itens funcio-nais (com fibras, ômegas, vitaminas, minerais, proteínas e superfrutas), além de variantes glúten free, lactose free, veganos e orgânicos. “O ingresso recente dos produtos naturais e clean label vem ganhando extrema impor-tância por oferecerem simplicidade e transparência, atributos cada vez mais valorizados pelos consumido-res”, nota Maria Fernanda Oliveira, gerente de contas da Nexira. Para ela, a dificuldade maior para aplicações dentro das categorias de chocolates e candies se verifica por conta do perfil indulgente dessas guloseimas. “Alega-ções saudáveis ou clean label nesses produtos podem trazer, para alguns consumidores, impactos negativos no sabor e frescor, obrigando as indús-trias de confectionery e snacks a se prepararem muito mais para entre-gar saudabilidade e naturalidade sem comprometer a qualidade e credibili-dade”, percebe a executiva . Diante de desafios assim, ela subli-nha que a Nexira oferece ingredientes naturais GMO (organismos genetica-mente modificados) free, com certifica-ção orgânica e benefícios reconhecidos à saúde, apropriados para formulação de produtos funcionais e clean label. “Uma linha que está conquistando o interesse dos consumidores atuais como precursor de bem--estar é a FibregumTM, a fibra solúvel de acá-cia que é gradualmente fermentada no trato in-testinal, sem geração de efeitos colaterais, com propriedades prebióticas e benefícios na proteção da barreira intestinal”, detalha Maria Fernanda. Além do funcionamento gastrointesti-nal, o ingrediente tem importância na saúde imunológica e no bem-estar ge-ral do organismo, acrescenta ela. Outro tema relacionado à saúde e bem-estar é a importância dos polife-nóis de cranberries na prevenção de in-fecções do trato urinário e bucal, enfa-tiza a gerente. “A linha Exocyan, de extratos de cranberry padronizados em Pro-Antocianidinas (PACs) garante esse be-nefício à saúde”, grifa a executiva. PLATAFORMA MÚLTIPLA Jane Vieira, geren-te de marketing para a América Latina da Döhler, insere que o con-sumidor moderno busca cada vez mais produtos que tragam valor agregado para sua alimentação diária, destacando pontos como nutrição, saudabilidade, natura-lidade e funcionalidade. “As indústrias buscam atender essas necessidades através da substituição de ingredien-tes artificiais ou prejudiciais à saúde, eliminando aditivos e conservantes, reduzindo açúcar, gordura e calorias e, claro, fortificando ou enriquecendo o produto com nutrientes e vitaminas essenciais, além de elevar o teor de fruta e/ou suco”, destaca a executiva. Para ela, praticamente todos esses atri-butos podem ser aplicados a linhas de guloseimas. No caso da Döhler, foram desenvolvidos sistemas na plataforma MultiSense que visam intensificar o dulçor dos alimentos e bebidas, possi-bilitando o desenvolvimento de siste-mas com teor reduzido de açúcar, não alterando o sabor característico do produto final. “Temos também toda a cadeia de fornecimento de fruta (inclusões, pol-pas, purês e sucos), recheios, cobertu-ras e preparados de fruta com alto teor de fruta, aromas, extratos e corantes naturais, e ingredientes nutricionais oferecendo ao consumidor excelência multissensorial e nutricional”, grifa Jane. Com exceção das coberturas, todos os ingredientes mencionados podem ser aplicados em confeitos com excelente performance técnica.Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Ro-das, constata que essa busca por saúde e bem--estar é uma realidade em ascensão entre as pessoas do mundo todo, comportamento que re-flete diretamente nas es-colhas de alimentação. “Os consumidores bus-cam cada vez mais por produtos com apelo de saudabilidade e que, ao mesmo tempo, mantenham sabor e in-dulgência”, sintetiza ele. Segundo pesquisa da Nielsen de 2017, repassa Henriques, os consu-midores latino-americanos são ávidos por produtos saudáveis. “A maioria ou 68% quer encontrar mais produtos 100% naturais nos supermercados; 60% buscam itens com baixo teor de gordura e 59% preferem linhas com baixo teor de açúcar”, ilustra o diri-gente. A pesquisa da Nielsen capta ainda que 49% do público optam por MARIA FERNANDA, DA NEXIRA MAIOR IMPORTÂNCIA A PRODUTOS NATURAIS E CLEAN LABEL.JANE, DA DÖHLER PLATAFORMAS MULTISSENSORIAIS PARA MAIOR DULÇOR E MENOS CALORIAS.INSUMOSwww.docerevista.com.br21Maio/Junho 2018 Doce Revista21www.docerevista.com.britens com baixo teor de sódio; outros 49% pro-curam orgânicos e 28% escolhem alimentos livre de lactose. No Brasil, estudo da consultoria Mintel, apura que cerca de 30% dos brasileiros fãs de gêneros saudáveis gostariam de ver uma variedade maior de li-nhas nas gôndolas. “Os dados confirmam o po-tencial de oportunida-des do mercado de saudabilidade para as indústrias de alimentos e bebidas”, assinala o executivo da Duas Rodas. PORTFÓLIO DE SOLUÇÕESAtentas a esse movimento, observa Henriques, as empresas promovem re-formulações nos portfólios, incremen-tando a oferta através de linhas com versões integrais, calorias reduzidas, menos sódio, sem lactose ou sem glúten, alimentos orgânicos, naturais e os reforçados com vitami-nas, fibras ou proteí-nas. “Na Duas Rodas, temos o compromisso de contribuir com esse movimento, sem deixar de despertar as melhores sensações com os melho-res sabores e, por isso, estamos constantemente observando o mercado e desenvolvendo itens que promovem essa conexão para a indústria respon-der com rapidez às mudanças”, grifa. Entre as novidades nesse campo, ele pinça o sistema Taste Full Techno-logies, portfólio que fornece soluções em redução de açúcar, de sódio e de arredondadores de sabor, reforçado por linhas de aromas naturais, de ex-tratos e desidratados de frutas e vege-tais, para viabilizar as formulações de produtos que atendam aos requisitos de saudabilidade.Com infraestrutura de plantas-pi-lotos e equipe com mais de 200 pes-quisadores e especialistas em sabor, a Duas Rodas formula em parceria com clientes co-criações baseadas nesse rol de tecnologias, produzindo com rapi-dez soluções sob medida para todos os segmentos de alimentos e bebidas, detalha Henriques. Entre as soluções baseadas no sistema Taste Full Tech-nologies ele inclui o T-Sweet, aroma 100% natural isento de edulcorantes, que permite a redução do açúcar em alimentos e bebidas. Entre as apli-cações o especialista alinha iogurtes, bebidas lácteas UHT, fermentadas, achocolatados e sorvetes. “O sistema vai além das demandas por produtos mais naturais e saudáveis, agregando valor, através do apelo clean label”, completa. •HENRIQUES, DA DUAS RODAS SISTEMA TASTE FULL TECHNOLOGIES É BASE DE SOLUÇÕES.TendênciasDoce Revista Maio/Junho 201822www.docerevista.com.brMELHOR SE FOR NATURALEuromonitor International atesta a vanguarda de alimentos "livres de" e orgânicos entre itens saudáveisEmbalada por uma demanda que avança de braçadas no Brasil, o setor de alimentos e bebidas or-gânicos e naturais alcançou faturamen-to superior a R$ 92 bilhões em 2017, dimensiona a Euromonitor International. Segundo projeções da consultoria, a produção e demanda de itens enqua-drados nos dois segmentos devem crescer a uma taxa de 4,4% ao ano nos próximos quatro anos, colocando o Brasil na quarta posição entre os maio-res mercados mundiais. “Ser natural é a prioridade dos consumidores, o que ajuda a explicar porque os alimentos industrializados free-from (livres de) e os orgânicos continuam a liderar o seg-mento de produtos saudáveis”, analisa Maria Mascaraque, consultora de ali-mentos e nutrição da Euromonitor. Na entrevista a seguir, a executiva avalia e comenta a evolução do setor no Brasil e no mundo. DR – Como evolui o mercado de produtos saudáveis?Maria Mascaraque – Embora as vendas globais de alimentos industria-lizados saudáveis na América Latina estejam encolhendo a uma taxa de 2% ao ano, entre 2012 e 2017 as vendas de alimentos industrializados “livres de” aumentaram a uma taxa de 8% ao ano, mostrando a crescente conversão do público a essas modalidades de ali-mentação. DR – O que está por trás dessas mudanças?Maria Mascaraque – Consumir pro-dutos ou ter uma dieta associada ao natural é a prioridade número um dos consumidores na atualidade e, dentro das opções desse cardápio, os alimen-tos industrializados free-from – onde se enquadram guloseimas isentas de açú-car, gordura trans, glúten, aromas e co-rantes artificiais – e itens orgânicos são os de maior demanda. É verdade que os consumidores buscam funcionalida-de nos alimentos que consomem, mas essa busca só é plenamente satisfeita se for obtida por meio dos ingredien-tes naturais. Assim, eles estão também exigindo maior transparência e simpli-cidade das marcas que comem, bem como buscando alternativas baseadas em plantas que sejam percebidas como mais naturais e saudáveis.DR – Onde estão os maiores mercados?Maria Mascaraque – A América do Norte e a Ásia foram os maiores merca-dos em termos de venda de alimentos industrializados saudáveis em 2017. Já a região da Australásia, embora tenha sido o mercado de menor registro de vendas totais de alimentos industria-lizados saudáveis no ano passado, se destaca por apresentar o maior consu-mo individual nessas modalidades, com vendas avaliadas em US$ 350/per capi-ta no período. DR – Quais outros mercados se destacam?Maria Mascaraque – A Ásia, Oriente Médio e África impulsionaram as ven-das globais de alimentos industrializa-dos saudáveis entre 2012 e 2017. Por outro lado, a Europa Oriental é a região que apresenta a menor taxa de cresci-mento no mesmo período. De fato, as vendas de alimentos industrializados free-from ou livres de estão crescendo em todas as regiões, exceto na Ásia. DR – E qual a posição do Brasil?Maria Mascaraque – As vendas de alimentos industrializados sem glúten florescem no Brasil enquanto as vendas de produtos alternativos de soja estão em declínio. Mas uma amostra do po-tencial desse mercado no país pode ser percebido na realização da última edi-ção simultânea da Bio Brazil Fair – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e da Naturaltech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saú-de, em junho, em São Paulo. Ambas as feiras contaram com mais de 500 mar-cas, que apresentaram ao mercado e aos consumidores cerca de 1.500 lan-çamentos em produtos orgânicos certi-ficados (alimentos, cosméticos, roupas, acessórios), naturais e de promoção da saúde (alimentos funcionais, probióti-cos e integrais, produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais, produtos de lim-peza e higiene, fitoterápicos e terapias complementares). •MARIA MASCARAQUE SER NATURAL É PRIORIDADE DOS CONSUMIDORESNext >