Operação que cheira bem
Referência na distribuição internacional de aromas, extratos botânicos e ingredientes naturais oriundos da América Latina, a CAIF – Concentrated Active Ingredients & Flavors intensifica sua atuação no fornecimento de insumos para alimentos, bebidas e suplementos alimentares a partir dos EUA e Brasil expandindo a operação para o Canadá, Alemanha, França, Reino Unido e Coreia do Sul. Com expertise de mais de 20 anos na área, o brasileiro Cesar Fernandes, fundador e CEO da distribuidora sediada em Los Angeles (EUA), prevê alcançar faturamento anual de aproximadamente R$ 15 milhões em menos de dois anos de atuação. “A ideia é crescer ainda mais e parte dessa estratégia deve ser atribuída à parceria firmada este ano com a Duas Rodas, com a finalidade de aumentar o alcance dos produtos do grupo nos EUA e Canadá”, assinala o dirigente. Na entrevista a seguir, Fernandes detalha a estratégia por trás dessa união e os planos da CAIF.
DR – Como a CAIF atua dentro e fora do Brasil?
Fernandes – O principal foco da companhia está na promoção de ingredientes do Brasil e da América Latina, auxiliando empresas locais a ampliar sua participação no mercado externo. Nosso papel é ser um portal para o acesso seguro a ingredientes diferenciados, um elo confiável entre os produtores, fabricantes e consumidores de toda a parte do mundo.
DR – Em que a CAIF sobressai em relação a concorrentes nesse campo de atuação?
Fernandes – O diferencial competitivo é ter um produto superior em termos de qualidade e conteúdo tecnológico. Trabalhamos com o conceito de troubleshooting, com foco na busca de soluções, especialmente no que se refere a produtos naturais que unem aroma, sabor e funcionalidade. Somos capazes de entregar toda e qualquer demanda com qualidade, alta tecnologia e rapidez. Sendo uma empresa pequena e em plena ascensão, dedicamos atenção especial a cada necessidade, conferindo eficácia e atendimento customizado.
DR – Como é hoje o portfólio da distribuidora?
Fernandes – Engloba diversos produtos entre aromas, extratos botânicos, frutas e vegetais desidratados, condimentos e aditivos. Ofertamos ingredientes clássicos brasileiros como acerola, açaí, mate e guaraná; inovadores como a polpa do café cereja (cascara); e soluções tecnológicas mais complexas como moduladores de sabores e redutores de açúcar e sódio – estes alinhados a uma crescente demanda de mercado.
DR – Sobre quais segmentos a empresa dedica maior interesse?
Fernandes – Para os próximos anos, a principal aposta será no mercado de aromas. O plano é expandir a oferta de insumos e reforçar ainda mais o domínio em novas matérias-primas do continente. Temos know-how para selecionar e qualificar diversos produtos, pesquisas sobre aplicações e benefícios dos insumos, além de alta tecnologia e qualidade no processamento, sendo capazes de produzir em qualquer parte do mundo.
DR – Quais linhas são específicas para os segmento de confectionery?
Fernandes – A CAIF distribui uma ampla seleção de ingredientes alimentícios para confeitos, chocolates, doces em geral, snacks e panificação. Para a indústria de chocolate e confeitaria, temos as linhas de chocolate puro e coberturas para aplicações que variam de raspas de chocolates, chips, trufas, doces, recheios de bolo, petits gâteaux e fondue, entre outros. Temos ainda, soluções mais complexas como realçadores de sabor, redutores de gordura, sódio e açúcar, entre outros.
No mercado como um todo, além dos ingredientes tradicionais para a confecção dos produtos finais, as indústrias estão em busca de soluções inovadoras para atender a um mercado cada vez mais exigente, com maior procura por itens que os tornem mais saudáveis e saborosos. Por isso, os realçadores de sabor e redutores de gordura, sódio e açúcar estão em alta.
Temos ainda inúmeras opções de aromas que vão desde as coleções clássicas como os de baunilha e chocolate, até os que representam toda a brasilidade como as frutas tropicais, exóticas e refrescantes, entre outras.
DR – Qual a participação dos produtos nacionais nas vendas atualmente?
Fernandes – Os produtos oriundos do Brasil representam em torno de 60% das vendas. Para alguns clientes, a CAIF desenvolve soluções customizadas que podem envolver desde a identificação do insumo e fornecedor ideal, passando pelo processamento e formulação final, porém sempre direcionamos os nossos desenvolvimentos para que sejam produzidos por parceiras como a Duas Rodas. Esse negócio representará cerca de 20% do nosso faturamento.
DR – Qual o potencial de crescimento de cada uma dessas linhas?
Fernandes – Estimamos que o segmento de confectionery cresça em torno de 15% na atuação da companhia, visto que este é um dos setores que avança a passos largos no mundo todo. Começamos nesse mercado com grande potencial de expansão, porém ainda não é possível dimensionar volumes.
DR – Como funciona a parceria com a Duas Rodas?
Fernandes – Trata-se da principal casa de aromas da América Latina. Nossa parceria tem a finalidade de aumentar o alcance dos produtos do grupo em locais onde temos maior penetração, a exemplo dos EUA e Canadá. Essa união representa uma movimentação estratégica para ambas as empresas, possibilitando a oferta de grande variedade de ingredientes. Ela inclui a linha de chocolates e itens para confeitaria, como a marca Selecta Namur, de sabores sofisticados e nobres do mais puro chocolate com excelente textura e alta cremosidade, perfeita para todos os tipos de aplicações. Outros exemplos são as linhas Supreme e Confeiteiro, estas formadas por coberturas em barra e em lascas, além de chocolates em pó e ganaches. Também distribuímos a linha completa de aromas da Duas Rodas e todos os produtos são comercializados com as marcas da empresa.
DR – Qual a meta pretendida para o primeiro ano?
Fernandes – Devemos fechar 2017 com faturamento de R$ 15 milhões e atuação em países das Américas (Brasil, Estados Unidos e Canadá), Ásia (Coreia do Sul) e Europa (Alemanha, França e Reino Unido).
DR – A CAIF operacom outras indústriasdo Brasil?
Fernandes – A CAIF também tem parcerias com outras empresas de diferentes segmentos. Temos como foco a oferta de ingredientes não somente do Brasil, mas de toda a América Latina. Nossa parceira inclui sete fábricas espalhadas pelo continente latino-americano, no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. Temos acesso privilegiado a insumos de todas essas regiões, que compõem sabores baseados na criatividade dos aromistas e em linha com as demandas e oportunidades encontradas nos nossos clientes.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.