Referência no campo de inteligência de mercado, a Mintel capta as das tendências que irão impactar o mercado mundial de alimentos e bebidas neste ano. A especialista Jenny Zegler observa que, em 2018, a expectativa no plano do consumo é haver maior transparência e rastreabilidade disponível para todos, independentemente da renda. “Do medo de certos ingredientes às surpresas políticas, o autocuidado tornou-se uma prioridade para muitos e isso inclui a escolha de alimentos”, analisa ela. Oportunidades também serão abundantes para texturas naturais, sedutoras e inesperadas, que podem incluir de bebidas para mascar a biscoitos com doce que “estoura” na boca, complementa a executiva. Na entrevista a seguir, Zegler avalia correntes globais como a transparência total, práticas de autorrealização e novas sensações.
DR – Do que trata a tendência da transparência total?
Jenny – Na nova realidade de pós-verdades, os consumidores exigem transparência total das empresas de alimentos e bebidas. A desconfiança generalizada exerce pressão sobre os fabricantes para que ofereçam informações detalhadas e honestas. A necessidade de garantir a segurança e a confiabilidade de alimentos e bebidas levou a posicionamentos naturais, éticos e ambientais em escala global. Além de detalhes mais específicos, a próxima onda de rótulos limpos desafiará fabricantes e varejistas a democratizar a transparência e a rastreabilidade para que os produtos sejam acessíveis a todos os consumidores, independentemente da renda familiar.
DR – Como as dietas se encaixam na corrente das práticas de autorrealização?
Jenny – À medida que mais consumidores acham que a vida moderna é agitada e estressante, dietas flexíveis e balanceadas se tornam elementos fundamentais das rotinas de autocuidado. O ritmo frenético atual, conectividade constante, desconfiança generalizada e atitude controversa na política e nos meios de comunicação fazem com que muitos consumidores busquem maneiras de escapar da negatividade em suas vidas. Muitas pessoas que se sentem sobrecarregadas concentram-se no “autocuidado”, priorizando o tempo e os esforços dedicados a si mesmas. Para o futuro, definições individuais de autocuidado e equilíbrio reforçarão que uma grande variedade de formatos, formulações e porções de alimentos e bebidas sejam produzidos. E esses produtos devem oferecer soluções positivas e tratamentos que possam ser incorporados em definições customizadas e flexíveis de saúde e bem-estar. Para os próximos anos, mais consumidores estarão à procura de ingredientes, produtos e combinações de alimentos e bebidas que proporcionem benefícios nutricionais, físicos ou emocionais promovendo suas prioridades para o autocuidado.
DR – Para onde avança a tendência de novas sensações?
Jenny – A textura é a ferramenta mais recente para envolver sentidos e oferecer experiências dignas de serem compartilhadas. Em 2018, o som, a sensação e a satisfação fornecidos pela textura se tornarão mais importantes para empresas e consumidores de alimentos e bebidas. A textura é a próxima característica da formulação que pode receber investimento para proporcionar aos consumidores experiências interativas e que possam ser documentadas. A busca de experiências proporcionará oportunidades para alimentos e bebidas multi-sensoriais que usem textura diferenciada, oferecendo aos consumidores – especialmente aos adolescentes e jovens adultos da iGeneration – conexões tangíveis ao mundo real, assim como momentos para compartilhar pessoalmente ou on-line.
DR – Até onde a expansão das compras de alimentos on-line vai chegar?
Jenny – Uma nova era de personalização está começando devido à expansão das compras de alimentos on-line e via dispositivos móveis. Como a tecnologia nos ajuda a fazer compras de uma forma mais fácil, surge uma nova onda de promoções. Motivados pelo potencial de economizar tempo e dinheiro, os consumidores experimentam uma variedade de canais e tecnologias, como entrega em domicílio e serviços de assinatura. As empresas e varejistas podem aproveitar a tecnologia estabelecendo novos níveis de eficiência, como recomendações personalizadas, combinações que cruzam diferentes categorias e soluções criativas que economizem tempo, esforço e energia do consumidor. Existem oportunidades para as empresas atraírem os consumidores através da criação de produtos, sugerindo combinações de itens e outras opções em diferentes categorias de consumo que tornam as compras mais eficientes e acessíveis para os clientes. •