Autoproclamada a maior feira e congresso supermercadista em todo o mundo, a Apas Show, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em maio em São Paulo divulgou pesquisa encomendada ao instituto Ibope Inteligência. Confira alguns destaques do estudo:
O supermercado é uma local de compra bastante popular: 89% da população com 16 anos ou mais costuma ir a supermercado mesmo que de vez em quando.
Praticamente não há diferença de comportamento entre gênero, classe e idade. Ou seja, trata-se de uma atividade democrática, que atrai igualmente todos os perfis de pessoas.
O supermercado como canal de compra tem penetração ligeiramente superior entre mulheres (que tradicionalmente respondem pelas atividades domésticas) e entre a população que tem de 25 a 54 anos.
Um consumidor médio faz, aproximadamente, quatro visitas ao supermercado por mês. Um terço deles (um em cada três frequentadores) costuma ir a uma loja regularmente (uma vez por semana ou mais).
A regularidade faz o cliente ficar mais acostumado com o ambiente do supermercado e também mais crítico. Clientes frequentes sabem onde estão os produtos e se ressentem com mudanças. Conhecem os funcionários e são mais críticos em relação ao atendimento. Ficam mais atentos às promoções e à média dos preços. São mais facilmente afetados (positivamente ou negativamente) por todas as ações feitas pelo supermercado.
Quanto maior o poder econômico das famílias, maior o número de vezes que visita o supermercado por mês. Nas famílias de classe A/B, 44% costumam ir ao supermercado uma vez por semana ou mais. No outro extremo (classes D/E), a frequência semanal atinge apenas 23% das famílias. Essa diferença ocorre porque famílias de menor poder aquisitivo, de modo geral, fazem compras mais planejadas, enquanto aquelas que têm mais recursos podem fazer mais compras por impulso.