O consumo sob a Covid-19

Salgadinhos snacks e biscoitos crescem no atacarejo na quarentena
Elen, da Kantar: brasileiros se preocupam em manter a despensa cheia.

O impacto da quarentena nos setores de cuidados pessoais e alimentação no Brasil entrou no radar da Kantar Worldpanel. Levantamento da consultoria mostra como os brasileiros têm se comportado no último mês, quando o primeiro caso de Covid-19 foi registrado no país. Com as atuais medidas de contenção da pandemia Covid-19 e a recomendação de quarentena, o mundo inteiro está se precavendo para amenizar os efeitos do vírus e mudanças nos hábitos de consumo e compra têm surgido, observa Elen Wedmann, managing director Brasil da Kantar.

A segunda edição do Termômetro de Consumo da empresa, ressalta ela,  aponta que 78% dos brasileiros buscam sair de casa somente para o necessário, além de estarem mais preocupados com a saúde. Por exemplo, em janeiro e fevereiro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior, 784.000 lares a mais compraram analgésicos, 330.000 passaram a comprar vitaminas, especialmente a C, e 224.000 lares se tornaram compradores de antigripais. Além disso, 27% dos brasileiros alegam buscar alimentos saudáveis e 22% buscam por produtos de limpeza. Neste cenário, novas formas de consumo surgem e deliveries de supermercados se tornam uma escolha para 7% da população nacional.

“Os brasileiros se preocupam em manter a despensa cheia e isso já se reflete no desempenho das categorias de consumo massivo”, nota Elen. Há um ano, situa,  a cesta de itens de grande consumo (FMCG/ Fast Moving Consumer Goods) crescia apenas 1% em valor e ficava negativa em unidades compradas (-5%), mas neste começo de ano avançou 8% em valor e 4% em unidades, sendo a missão de abastecimento a responsável por mais de 50% do desembolso desse consumo.

Em relação aos canais de destaque, os atacarejos seguem ganhando novos lares compradores – cerca de 2,2 milhões -, bem como os hipermercados, que conquistaram mais de 560 mil novos domicílios. “Categorias de despensa são as que mais crescem no atacarejo, como pão industrializado, salgadinhos do tipo snacks, biscoitos, refrigerante e leite UHT, sendo esse canal a principal via de abastecimento, atingindo quase 75% de importância para esse tipo de compra, representando quase 20 categorias”, reporta a diretora. Já no hipermercado, ela conclui, as compras são menores e trazem categorias de reposição para o dia a dia, como maionese, multiuso, café, detergente e presuntaria, além de um número menor de categorias compradas, que são apenas 11.

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