O coelho digital

Mondelez reforça estratégia de e-commerce para a Páscoa
Miranda, da Mondelez: companhia criou ecossistema digital.

Desde o início de 2021, o desafio da Mondelez vem sendo garantir a distribuição e venda de estimados 10 milhões de ovos de chocolate para a Páscoa, este ano comemorada em 4 de abril. No ano passado, a companhia teve de buscar uma solução rápida para mitigar os efeitos do isolamento social, decretado poucas semanas antes da maior data para o setor de chocolate, responsável por 20% do faturamento da categoria. A empresa acelerou o processo de e-commerce, até então incipiente e, para conseguir vender chocolate em um momento em que o varejo fechou as portas, foi necessário criar um ecossistema digital, relembra Liel Miranda, CEO da Mondelez Brasil.

A companhia, acrescenta ele, conectou cerca de 300 varejistas à plataforma digital da Lacta e formalizou parcerias com redes como a dos aplicativos de entrega Rappi e Uber Eats para garantir a logística do chamado last mile (última milha) ao consumidor, em um formato B2B-2C. Também implementou um sistema de pedidos on-line, dispensando os vendedores de irem aos estabelecimentos. A medida deu certo e resultou em um aumento de 700% nas vendas no canal virtual entre 2019 e 2020. “Foi o nosso grande aprendizado, pois por meio desse sistema conseguimos garantir a entrega. Simplesmente descobrimos que o e-commerce era solução de alguns problemas”, alega Miranda.

Para a Páscoa deste ano, a empresa terá distribuição em cerca de 2 mil clientes, incluindo maior presença digital. Com isso, a previsão é de que haja sobra de, no máximo, 3% da produção. “A competitividade nesse ano será maior. Se o crescimento for igual ao do ano passado, será um ótimo resultado”, acalenta o executivo.

Para acelerar e ampliar ainda mais sua atuação, a Mondelez planeja investir neste ano US$ 30 milhões em tecnologia, em melhoria de sistemas e de pesquisas em produtos. Somente no processo de modernização e ampliação do complexo de Curitiba (PR), maior parque fabril de chocolates da companhia no mundo, foram despejados US$ 100 milhões nos últimos três anos, reporta Miranda. Além de chocolate, são produzidos na capital paranaense as linhas de balas e chicles. A produção de biscoitos fica agora concentrada na planta de Vitória de Santo Antão (PE).

A intensificação da pandemia com as novas variantes do coronavírus ainda é uma forte preocupação. “A atividade econômica segue paralisada em função da crise sanitária”, observa Miranda. Para ele, ainda não está claro a continuidade do auxílio emergencial neste primeiro trimestre e o desemprego e o vírus ainda estão presentes. Qualquer mudança nesse cenário pode significar mais crescimento. “Para continuarmos ganhando nas categorias de consumo em casa e recuperar o volume das categorias fora do lar”, conclui o CEO da Mondelez.

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