Entre os 70 troféus entregues na 16ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, promovida em setembro pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), a Nestlé Brasil abocanhou nada menos que quatro, com destaque para o biscoito Passatempo ao Leite e Recheados. Campeão no segmento de guloseimas infantis, sua apresentação levou o ouro no módulo embalagem, na categoria alimentos doces; e repetiu a dose, conquistando o ouro também no módulo especial, na categoria embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos. O chocolate Kit Kat Rubies ficou com a prata, no mesmo módulo e categoria do biscoito, e os ovos de Páscoa de colher Nestlé e Garoto levaram o ouro, na categoria família de produtos (módulo embalagem).
Cristiane Oliveira, gerente de inovação e renovação de embalagens da Nestlé, relata que a solução desenvolvida para a embalagem de Passatempo visou reduzir a complexidade, com o uso de outros sistemas de refecho para manter por mais tempo o frescor e a crocância dos biscoitos.
A ideia foi apresentada pelo coordenador de embalagens Rogério Bastos, da equipe liderada por Cristiane. “Por conhecer os hábitos dos consumidores, ele sabia que o fitilho convencional já era usado por alguns consumidores como refecho das embalagens, mas havia a dificuldade em separar o fitilho da embalagem flexível”, relata a especialista.
Após sucessivos testes e reuniões com fornecedores, tanto do fitilho como de máquinas, foi desenvolvida a solução implementada, com a definição da área de reserva do adesivo, o texto a ser impresso, o modo de uso e a comunicação ao consumidor, detalha Cristiane.
Ela observa que o fitilho já era usado para abertura dos pacotes de biscoitos. Após alterações no processo de conversão, na dimensão e na comunicação, foi possível utilizar o mesmo material com a nova funcionalidade de refecho. “Para facilitar a separação do fitilho do envoltório flexível, aumentamos a largura e incluímos uma área de reserva de adesivo, na qual vem impresso o texto ‘Descole aqui’, facilitando a visualização pelo consumidor, além de indicar o local onde é possível separar o fitilho da embalagem para o uso como refecho”, resume a especialista.
A funcionalidade do refecho e a instrução de uso foram aprovadas em sucessivos testes e com base em resultados de pesquisas com consumidores. A partir daí, o sistema foi projetado de acordo com o tamanho da porção de produto: cinco biscoitos para a versão leite e três unidades para o tipo recheado.
Desafios vencidos
Já o projeto de Kit Kat Rubies foi desenvolvido respeitando o mesmo tipo de embalagem na qual o produto foi lançado na Malásia, informa Cristiane. “O principal objetivo era apresentar uma opção de produto para o segmento gifting durante a Páscoa e o maior desafio foi desenvolver a embalagem, com os mesmos atributos visuais do produto já existente no portfólio internacional da Nestlé”, grifa a gerente.
Os ovos de Páscoa de Colher Nestlé e Garoto, por sua vez, são produtos exclusivos para comer de colher, que só podem ser encontrados na época de Páscoa. “Nesse caso, o desafio maior era, além de dar destaque ao modo de consumo, transmitir sensações através de imagens que despertassem o apetite, dispondo o produto de maneira inusitada”, repassa Cristiane.
Assim, o design da embalagem incorporou elementos gráficos que transmitem a ideia de uma linha de ovos de Páscoa especiais, com códigos visuais do universo premium. Com abertura fácil, a embalagem acomoda o ovo de forma segura, garantindo a sua integridade. Para ressaltar o posicionamento de uma linha de produtos especiais, foram utilizados acabamentos de impressão de qualidade, tais como verniz fosco e brilho sobre substrato metalizado. O topo marrom, em conjunto com a silhueta de luz que desenha a forma do ovo, promove a linguagem presenteável e premium da linha. As texturas e os padrões gráficos conferiram beleza e diferenciação de sabor entre os produtos. •