Nestlé Brasil lança chatbot em WhatsApp para ajudar agricultores nas fazendas de cacau

O assistente virtual Theo vai tirar dúvidas sobre o plantio e cultivo do produto

A Nestlé promove o lançamento do Theo, um assistente virtual que, via chatbot, vai responder a dúvidas técnicas de agricultores sobre as fases de cultivo do cacau no campo. Por meio de inteligência artificial, mas buscando uma identificação mais humanizada com o produtor, o assistente virtual foi programado para responder as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica.

A novidade faz parte de um programa que, desde 2010, busca promover boas práticas na cadeia do cacau, o Nestlé Cocoa Plan, com foco no desenvolvimento socioambiental e na evolução da qualidade. Atualmente são mais de 1,1 mil produtores certificados, além do uso de geomonitoramento em fazendas fornecedoras que aumenta o grau de rastreabilidade da matéria-prima – por meio de imagens de satélite, é possível monitorar de forma contínua as propriedades e eventuais alterações na cobertura do solo, além de sinais de desmatamento. A meta da Nestlé é ter 100% da cadeia de fornecimento de cacau brasileira certificada até 2025.

Theo, o assistente virtual, teve seu nome inspirado no termo Theobroma Cacao, nome científico para o cacaueiro. “O Theo é a personificação do agrônomo. Desenvolvemos o chatbot para auxiliar os agricultores com informações técnicas e de fácil acesso, compartilhando de maneira simples informações sobre as boas práticas no cultivo do cacau”, comenta Pedro Malta, Head de Agricultura da Nestlé.

Com informações técnicas e científicas, o chatbot utiliza como base informações do Boletim Técnico No 221 da CEPLAC, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, do Ministério da Agricultura. O chatbot tira dúvidas sobre plantio, irrigação, poda, colheita e questões nutricionais, entre outras. Para tirar dúvidas, basta o agricultor enviar uma mensagem para o número (27) 99901-1960.

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