Mesmo diante de regras mais rígidas de distanciamento social em quase todo território brasileiro, a The Fini Company anuncia a abertura de mais quiosques para a venda direta de candies. Promotora de um modelo diferenciado de franquia, que valoriza a operação e a gestão simples, oferecendo a compra a granel de confeitos com portfólio exclusivo e itens que acompanham as principais tendências mundiais no gênero, a grife já soma 91 quiosques e se aproxima da meta de chegar à centésima unidade até o fim do ano, posiciona Patrick Ramos, gerente de novos negócios da Fini. Ele enfatiza que o foco no momento é auxiliar as vendas dos franqueados prejudicados com o fechamento temporário dos shoppings, espaço onde a grande maioria das lojas está instalada.
As duas novas franquias desembarcaram neste primeiro trimestre no Park Shopping Brasília, no Distrito Federal, e no Shopping Park dos Lagos, em Cabo Frio (RJ). “No início da pandemia, colocamos em prática uma estratégia para enfrentar a crise e entre as primeiras ações implementamos o sistema de delivery nas franquias, propiciando uma alternativa de rentabilidade aos franqueados e a garantia de itens importados e exclusivos dos quiosques dentro de casa, em segurança para os consumidores”, frisa Ramos. Para ele, o diferencial da companhia sempre foi o relacionamento próximo com o franqueado, pois empreender com a marca vai muito além de adquirir um quiosque. “É ter uma consultoria sempre presente e preocupada com a saúde do negócio”, grifa.
Prova disso são as constantes ações de apoio realizadas pela companhia durante todo o ano, principalmente, com o agravamento da pandemia no Brasil. Nos primeiros meses de 2021, a Fini isentou os franqueados dos royalties e tem realizado consultorias financeiras, com dicas para impulsionar as vendas em meio à pandemia.
“O consumidor é base das tomadas de decisões. Tê-lo próximo é fundamental, fisicamente ou a distância”, lembra Ramos. Por isso, completa, é importante trabalhar a base de cadastro e criar estratégias para o envio de promoções e mensagens de aniversário, por exemplo. Mas é também muito importante ficar atento às novas normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e cuidar para não se tornar inconveniente, orienta o executivo.
Para ele, ter uma visão ampla e buscar canais complementares para o negócio são atitudes primordiais, a exemplo de trabalhar com diferentes opções de canais de vendas, como WhatsApp, Telegram, telefone, e-mail e aplicativo de delivery já instalado. “Com essa diversidade de plataformas, muitos franqueados têm conquistado excelentes resultados, como é o caso do quiosque do Metrô Santa Cruz, de São Paulo, cujo sistema de delivery trouxe um grande incremento de receita e hoje responde por 60% das vendas”, assinala o gerente.
Ramos sustenta que agora é um bom momento para potencializar as oportunidades e otimizar os custos do negócio. Apesar de alguns shoppings estarem fechados ou com restrições, a localização do quiosque é importante. “Deve-se avaliar uma mudança do ponto que possa gerar resultados positivos, como maior fluxo e visibilidade, pois este é um ótimo momento para negociar espaço”, recomenda.
Também é fundamental rever o custo de ocupação no shopping e tentar negociar um prazo favorável para pagamento, tendo em vista o anúncio do fim das regras restritivas de fechamento. Além disso, deve-se ficar atento aos pequenos custos, como taxa de cartão, material de limpeza, escritório, entre outros custos administrativos.