O mês de maio mostrou preços, na maior parte do tempo, em movimento de queda no Mercado de Futuros da Bolsa de Nova York, oscilando em um intervalo de 11,87 cents/lb e 13,58 cents/lb. Nesse período, em centavos R$/lb – que mostram a remuneração ao produtor –, a oscilação de preços foi de 37,34 a 41,10.
O principal fator que levou os preços a apresentar esse movimento de baixa foi a pressão exercida pelo excesso de oferta global.
Nesse último mês algumas estimativas de safra foram revisadas, prevendo mais um superávit para a safra mundial de 2014/2015. Entre elas se destaca a da Organização Internacional do Açúcar, que elevou sua estimativa de superávit de 0,620 milhão de toneladas (t) para 2,2 milhões de t na safra 2014/2015.
Além disso, a apreciação do dólar frente ao real no mês contribuiu para o movimento de preços.
O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento de Julho/15.
No caso do açúcar negociado no mercado doméstico, os preços apresentaram relativa estabilidade. Em São Paulo, principal estado produtor, observou-se um equilíbrio entre a oferta e a demanda no último mês.
A ocorrência de chuvas no Centro-Sul, principal região produtora do país, especialmente no inicio de maio contribuiu para a manutenção da estabilidade dos preços. Além disso, a safra com tendência mais alcooleira foi outro fator que colaborou para a sustentação dos preços do açúcar neste início de safra.
O gráfico a seguir apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia de preços:
Em abril de 2015 a JOB Economia comemorou o rompimento da marca de 1.000 edições de seu relatório semanal de mercados. Ou seja, mais de 20 anos de trabalho. É com muito prazer e orgulho que desfrutamos desse momento. Agradecemos a todos, clientes, colaboradores e parceiros, que tornaram possível essa conquista profissional. O relatório, realizado desde 1995, busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda. Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode ajudá-lo na tomada de decisões.
Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente da JOB Economia e Planejamento