Com a primeira fase do Plano Nacional de Redução de Sódio em alimentos processados do Ministério da Saúde (MS) concluída, as indústrias alimentícias do Brasil se preparam para enquadrar seus produtos dentro das metas acordadas de redução de sódio de até 50% até 2020. Pensando nisso, a francesa Nutrionix, especializada em soluções para mitigação de sódio, desenvolveu um simulador que permite às empresas ver como ficarão os produtos com a redução de sódio desejada, além de dar acesso à fórmula que permite a redução e a um índice estimado do sobrecusto de produção. A ferramenta online está sendo disponibilizada gratuitamente no site da companhia, informa Jean Marc Secondi, presidente da Nutrionix para a América Latina.
Nessa etapa do plano, pondera o dirigente, não é possível apenas reduzir mecanicamente a quantidade de sal, porque passa a interferir na aparência, textura e sabor final dos alimentos industrializados, já que o insumo é responsável por realçar o sabor e regula diversos parâmetros técnicos nos processos de fabricação, como a fermentação e parâmetros físico-químicos (pH, retenção de água etc.). “Por isso é necessário substituir o sal com formulações minerais de alta performance reduzidas em sódio, garantindo que todas as características do produto final continuem as mesmas”, sublinha Secondi. É nesse sentido, observa ele, que o simulador contribui pois, em apenas nove passos, permite uma visão geral dos principais fatores que influenciam o processo, explica.
A Nutrionix oferece soluções de até 80% em redução de sódio e a primeira versão do simulador online, já disponível para as indústrias, pode calcular todas as taxas de reduções em diversos tipos de alimentos processados até as metas máximas estabelecidas pelo plano nacional do MS. Estão previstos no simulador oito tipos de matrizes alimentares: bolos; caldos e temperos; carnes e embutidos; molhos; panificação e biscoitos; queijos; snacks, sopas e refeições prontas.