Mais verde na mesa

Um estudo global recém-saído do forno mostra que as expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade estão evoluindo rapidamente, com um número crescente de demandas por mais indicativos em alimentos e bebidas. Colocada em campo pela Kerry, referência mundial em soluções de nutrição e sabor (taste & nutrition), a amostra contou com mais de 14 mil entrevistados, em 18 países, revelando as principais associações dos consumidores com o tema sustentabilidade. “Trata-se de uma das maiores sondagens do gênero já realizada até hoje”, ressalta Deni Sheridan, diretora de Consumer Insights and Data Latam da companhia. Na América Latina, completa ela, foram entrevistados 4.788 consumidores do Brasil, México, Colômbia, Argentina e Guatemala.

Deni Sheridan, da Kerry: embalagem sustentável e proteção ambiental são vistas como padrão mínimo.

Com base na análise dos dados, ela destaca que 49% dos consumidores estão agora considerando o fator sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas em vários níveis. Isto é, a compreensão do consumidor sobre a questão está evoluindo de responsabilidade ambiental e social para incluir bem-estar sustentável e nutrição sustentável. Na América Latina, 75% dos consumidores são influenciados pela sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas em uma loja e, 72% ao comprar em um restaurante. Isso significa que associações típicas com o tema, como embalagens sustentáveis, preservação do meio ambiente e ajuda comunitária são agora consideradas como padrão para muitas pessoas.

“Os consumidores, particularmente aqueles situados nos mercados mais amadurecidos em relação a sustentabilidade, como o Brasil, estão considerando a sustentabilidade como algo que os afeta diretamente, e sobre o qual podem ter impacto, tais como a redução de resíduos alimentares, saúde pessoal e nutrição e alegações de rótulos limpos (de origem local, sem ingredientes artificiais e orgânicos)”, frisa Deni. Entre os latino-americanos, acrescenta ela, o interesse é maior do que em outras regiões, com 75% dos consumidores dizendo que atributos de sustentabilidade têm uma forte influência em suas decisões de compra.

A sustentabilidade é a prioridade dos consumidores em todo o mundo, com 84% dos entrevistados afirmando ser importante que cada um contribua para a sua promoção. No entanto, a maior barreira para maior adesão continua a ser a falta de compreensão dos consumidores sobre seu impacto pessoal no planeta. Apesar disso, três em cada quatro esperam que as empresas invistam mais em sustentabilidade.

“É crucial compreender a percepção do consumidor latino-americano. Com o estudo, vemos como ele associa questões como saúde e nutrição à sustentabilidade e procura produtos que satisfaça suas expectativas, porém uma das maiores barreiras para se tornar mais sustentável é a falta de confiança nas marcas e o apoio da indústria. Para alimentos e bebidas, é importante entender quais são os atributos prioritários para os consumidores e como alcançá-los para apoiá-los em sua jornada de sustentabilidade”, enfatiza a executiva.

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